PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: CLEDENILSON VALDEVINO MOREIRA

DISCENTE: CLEDENILSON VALDEVINO MOREIRA
DATA: 26/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kes-cbqu-hij
TÍTULO: O USO DO CELULAR COMO DISPOSITIVO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE BULLYING A PARTIR DE AVERIGUAÇÕES NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Histórias em quadrinhos. Celular. Bullying.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

RESUMO: O presente estudo compreendeu atividades pedagógicas voltadas para a aprendizagem dos alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Pedro Velho-RN, de forma virtual, através de aulas remotas diante da pandemia de Covid - 19 que se alastrou pelo mundo e atingiu o Brasil. No contexto do mundo contemporâneo, quando da realização de atividades remotas, utilizando-se do celular, é relevante que a escola possibilite aos alunos aprendizagem significativa, a exemplo da leitura de histórias em quadrinhos, mediante a utilização de instrumentos tecnológicos digitais. O objetivo geral do estudo em questão, consistiu em compreender como o dispositivo celular contribui para a leitura dos alunos, utilizando-se dos gêneros discursivos/textuais histórias em quadrinhos, como suporte ao estudo acerca do combate à prática de bullying. Como objetivos específicos, buscou aprimorar a aprendizagem dos alunos, atendo-se à importância da leitura de histórias em quadrinhos, direcionadas à ação contra o bullying, na escola e no contexto social; compreender como as histórias em quadrinhos contribuem para combater atos de bullying; realizar comparações das visões dos alunos sobre bullying, produzindo podcast no dispositivo celular, a partir das leituras efetivadas e das discursões travadas durante o estudo. A fundamentação teórica ancorou-se nos pressupostos teóricos de Marcuschi (2008), de Antunes (2012), de Arantes (2015), de Bakhtin (2003), de Fante (2012), de Vergueiro (2004), dentre outros. Os procedimentos metodológicos aplicados compreenderam a pesquisa-ação de cunho intervencionista, a leitura de textos, a observação participante, a pesquisa documental, a roda de conversa e a oficina pedagógica. Esses instrumentos de estudo possibilitaram a realização do estudo com os alunos, considerando a utilização fundamental do dispositivo celular. Houve estudo de HQs pesquisadas pelos alunos e outras direcionadas pelo professor-pesquisador, atividade sobre como estudar pelo celular e de como combater o bullying, e por fim, a produção de podcast coletivo. Os resultados foram satisfatórios com o aprimoramento da leitura dos alunos, com mais assimilação de conhecimentos sobre o combate aos atos de bullying na família e na escola, com aprendizado mais dinâmico no tocante à leitura e ao novo procedimento de pesquisar e de ler a partir da utilização pedagógica das ferramentas digitais contemporâneas, consubstanciando, assim, uma aprendizagem significativa para todos os participantes.

Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI