PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO SOUSA E SILVA

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO SOUSA E SILVA
DATA: 26/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kes-cbqu-hij
TÍTULO: AS PRODUÇÕES DOS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS BILHETE, CARTA PESSOAL E CARTA ABERTA: UM PERCURSO ESCRITOR NA EJA EM AULAS REMOTAS
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos/textuais. Bilhete. Carta pessoal. Carta aberta. Escrita. EJA.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

RESUMO: Trazendo à baila a Educação de Jovens e Adultos, esclarecemos que desde 1990, muitas pesquisas relacionadas ao ensino da língua têm evoluído com relação à concepção enunciativo-discursiva da linguagem e vêm promovendo práticas de leitura e de escrita na sala de aula, para maior desempenho dos alunos na produção textual e na análise linguística. Constata-se que muitos professores trabalham os gêneros discursivos/textuais, inclusive em turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que é uma modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram frequentar o curso normal, ou que por diversas circunstâncias, tiveram que deixar a escola e que passados alguns anos voltaram à sala de aula para ter acesso à educação. O presente estudo teve por objetivo a produção do Bilhete, da Carta Pessoal e da Carta Aberta, que são gêneros discursivo/textuais correntes, que partem do mais simples, para um mediano, até chegar a uma escrita mais formal, e são instrumentos que têm função social. No estudo, voltado para uma turma do 8º ano EJA, do II Segmento, nas aulas de Língua Portuguesa, em uma escola do município de Rio Tinto/PB. Para tanto, utilizamos a proposta de sequência didática preconizada por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011) e empregamos como estratégias, enquanto procedimentos metodológicos, a observação e a sequência didática, instrumentos operacionais que serviram de mediação prática para a realização do estudo qualitativo que realizamos, o qual se guiou em torno da pesquisa-ação. Nosso objeto de estudo junto ao público-alvo foi a produção dos gêneros discursivos/textuais Bilhete, Carta Pessoal e Carta Aberta, com o propósito de instigar os alunos à escrita. Assim sendo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e de Marcuschi (2007 e 2016) acerca dos gêneros. No que diz respeito ao ensino com o uso do aparato midiático, enfocamos as concepções de Moran (2012) e de Soares (2002), dentre outros. Realizamos nossa intervenção no decorrer de 10 (dez) aulas remotas, tendo em vista a pandemia da COVID-19 pela qual estamos passando, que nos tirou a possibilidade de realizarmos aulas presenciais. Sendo assim, trabalhamos cada gênero, e a partir das escritas iniciais dos alunos, observamos suas dificuldades com relação à grafia, à acentuação, à concordância e à argumentação. Depois disso, elaboramos as aulas para a aplicação das sequências didáticas, que culminaram com as escritas finais, as quais apontaram para o aprendizado da escrita dos gêneros trabalhados e do conhecimento de suas funções na sociedade, a partir das sequências de intervenção ofertadas. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que ampliaram a capacidade escritora dos alunos participantes do estudo, em relação à modalidade de ensino ministrado.

Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI