PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ADELMO PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: ADELMO PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 30/04/2021
LOCAL: Remoto
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE JOSÉ LINS DO REGO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário; Literatura Juvenil; José Lins do Rego
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: A literatura na escola muitas vezes é notada como um elemento de valor secundário para o aprendizado de um determinado conteúdo que não seja a própria literatura. Percebendo isso, é cabível mudar esta perspectiva e acrescentar um valor pouco explorado nas aulas que envolvem o texto literário. Sendo assim, a escolha da obra de literatura infantil e Juvenil Histórias da Velha Totônia, de José Lins do Rego, visa a despertar através de nossa memória afetiva e de elementos da cultura regional fatores que contribuam para a valorização do texto literário em sala de aula. A realização deste objetivo beneficiará docentes interessados no tema da pesquisa e discentes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de João Pessoa- PB, onde será aplicado o estudo. Também foi estabelecida uma pesquisa qualitativa de cunho intervencionista por meio de uma pesquisa participante que utilizando a sequência básica de um dos teóricos que fundamentam o estudo explorará diversas abordagens de leitura, além de oficinas temáticas com círculos de leitura, rodas de conversa e aspectos epistemológicos das histórias infantis e sua nova e regionalizada abordagem de construção de sentidos que só terão sentido quando em contato com o leitor. Culminando, assim, em um produto que será resultado das atividades realizadas nas oficinas. O presente estudo baseia-se nas concepções de Abreu (2006), Dalvi (2013), Cosson (2018, 2019), Perrault (2015), Rego (2005), Zilberman (2003, 2005) dentre outros.
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS