PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JEFERSON SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFERSON SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 30/04/2021
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET- REMOTA
TÍTULO: A CONCORDÂNCIA NOMINAL E VARIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chaves: Concordância nominal; apagamento do -s; Variação Linguística; livro didático de Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho consiste em analisar, a partir de uma abordagem documental e bibliográfica, dois livros didáticos de Língua Portuguesa, especificamente do 9° ano do Ensino Fundamental, sendo um da coleção “Se liga na língua” (ORMUNDO e SINISCALCHI, 2020), e outro da coleção “Português: Linguagens” (CEREJA E CAROLINA DIAS, 2020), ambos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em 2020. Nosso objetivo é analisar o tratamento dado à concordância nominal, embasado em situações que permitam aos alunos conhecerem a diversidade do nosso idioma, por tratar-se de uma forma de subsidiar reflexões sobre os usos da língua em alguns contextos da modalidade oral e principalmente na escrita. Em nossos dados, constatamos que o ensino voltado para esse foco é falho, principalmente em uma das coleções que não apresenta nenhuma abordagem relativa ao tópico concordância nominal, objeto de estudo desta pesquisa. Contudo, para nós, ficou evidente que a segunda coleção, embora apresente alguns exercícios que privilegiam a metalinguagem, constitui-se em um instrumento bastante útil para o trabalho do professor, uma vez que parte dos exercícios estão relacionados à proposta da gramática reflexiva, ou seja, percebe-se que os autores orientam uma prática mediadora no processo de ensino e aprendizagem com a finalidade de levar o aluno a refletir sobre o funcionamento da língua. Sendo assim, os resultados dessas observações nos levam a concluir que, embora haja atividades que possibilitam uma reflexão sobre a língua e, consequentemente, sobre a variação linguística, o ensino reflexivo do nosso objeto de estudo não se efetiva em todos os livros do nosso corpus. Fica evidente, portanto, que ainda não ocorre uma adequação significativa do conteúdo estudado em relação às orientações da BNCC. Para conseguirmos alcançar o objetivo proposto foram essenciais os trabalhos de alguns pesquisadores que se dedicam ao estudo da Língua Portuguesa: Antunes (2007), Brasil (1998 e 2016), Bagno (2000 e 2012), Campos e Rodrigues (2002), Carvalho (1997), Costa (2008), Bortoni-Ricardo (2003, 2004, 2005), Faraco (2007), Geraldi (2006), Lopes (2001), Ludkee e André (1986), Martins (2010), Possenti e Ilari (1992), Scherre (1994, 1997, 1998), Soares (2016), Tarallo (1986), Travaglia (2003 e 2004) entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Interno - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Externo ao Programa - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA