PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ELAINE SANT ANTONIO

DISCENTE: ELAINE SANT ANTONIO
DATA: 28/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/fjy-zoea-yop
TÍTULO: POESIA PARA SER DITA EM VOZ ALTA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COM SLAMS DE AUTORIA FEMININA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Poesia. Slam. Autoria feminina. Interseccionalidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

RESUMO: Este trabalho compreende uma proposta de prática pedagógica que tem por objetivo geral contribuir para a promoção do letramento literário. Por meio de oficinas de leitura, a antologia Querem nos calar – Poemas para serem lidos em voz alta embasará a proposta de mediação. Organizada por Mel Duarte (2019), a referida antologia traz à tona o poder e a representatividade das vozes de 15 poetas de diferentes regiões do país. A interseccionalidade é compreendida na obra a partir dos diferentes níveis, estruturas e formas de opressão identificadas nas vivências das vozes líricas femininas. Assim, esta abordagem revela-se como poderosa forma de mediação, a fim de compreender a sua plausibilidade e importância para a emergência de uma epistemologia feminista que muito serve à compreensão da poesia de autoria feminina que pretendemos levar para sala de aula. Para tal, nos apoiaremos nas contribuições de Akotirene (2018), Crenshaw (1989; 2002); Berth (2019), Ribeiro (2017). A fim de embasar a discussão sobre letramento e pensar literatura como elemento transformador, adotam-se como fundamentação os pressupostos de Candido (1995; 2002; 2006), Cosson (2014), Dalvi (2013), Soares (1998), Souza (2011) e Zappone (2008). Já os estudos de D’alva (2011, 2019), Pinheiro (2007; 2012) e Zumthor (2007) embasam as questões acerca da poesia, poesia falada e performance. Para o desenvolvimento do caderno de atividades, tomaremos como fundamentação a sequência básica de Cosson (2014). Em termos de resultados, esperamos contribuir para ações nas quais o desenvolvimento da capacidade de usar efetivamente a linguagem diante da compreensão e produção de textos sejam presentes. Além delassta, ações que mobilizem pensar a escola/sala de aula como organismo vivo, flexível e democrático para poesia, acionando as suas funções estética, humanizadora e social.

Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES