PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JOANA D`ARC LOPES BRANDÃO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA D`ARC LOPES BRANDÃO
DATA: 30/04/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto. Plataforma Zoom Meetings
TÍTULO: O GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE AULA: UM CIRCUITO DE ATIVIDADES DE INTERAÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Produção textual do gênero notícia. Correção textual-interativa. Caderno de orientação metodológica.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Estudos recentes realizados acerca do ensino e da aprendizagem da produção de textos, na
Educação Básica, denotam um enfoque na prática da escrita como um processo de
aprimoramento constante, que deve priorizar situações reais de uso da língua (GERALDI, 2010; ANTUNES, 2014). Nessa direção, evidenciamos a presente pesquisa, que, em sua
configuração, tem como objetivo: desenvolver um conjunto de estratégias didáticas para a
produção textual do gênero notícia, com orientações metodológicas para o docente de Língua
Portuguesa do 5o Ano do Ensino Fundamental. Nesse cenário, a fundamentação teórica desta
pesquisa é constituída por estudos que consideram a escrita um processo de interação verbal, a exemplo de Geraldi (2010, 2003), Antunes (2003, 2005, 2014), Marcuschi (2008), Koch e
Elias (2012), Koch (2006), entre outros; no que diz respeito ao estudo sobre os gêneros
discursivos/textuais, parte-se de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2004), que entendem a prática
comunicativa como um diálogo constante de interações significativas; ainda no âmbito do
estudo dos gêneros textuais, a notícia será abordada a partir de Alves Filho (2011), Nascimento (2009) e Barbosa (2001). Quanto à perspectiva da correção textual-interativa, buscou-se, nos estudos de Serafini (2004) e Ruiz (2015), amparo para a construção de uma
metodologia de avaliação dos textos. A pesquisa em pauta é do tipo básica, documental e
bibliográfica e considera a produção textual como elemento norteador para o processamento
da linguagem escrita. A partir desse cenário, foram propostas orientações metodológicas para
o docente de língua portuguesa abordar a produção do gênero notícia, o que culminou na
produção de um Caderno de Orientações Metodológicas pautado na concepção de escrita
enquanto um processo que demanda reflexão e reescritas textuais. Acreditamos que o manual
didático proposto neste trabalho possibilitará aos docentes de língua portuguesa uma
retomada do gênero notícia de forma gradual e dinâmica, delineando as atividades
orientadoras da produção textual num contexto rico de possibilidades reflexivas que se
entrecruzam e se complementam.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - MARIA NAZARETH DE LIMA ARRAIS