PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TERESA CRISTINA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERESA CRISTINA ALVES
DATA: 19/08/2014
LOCAL: CCAE - Mamanguape
TÍTULO: A educação e o processo de leitura e da escrita na internet: mediação para o conhecimento sob a perspectiva dos multiletramentos
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Internet. Multiletramentos.
PÁGINAS: null
RESUMO: Depois da invenção da escrita, os conhecimentos humanos puderam ser divulgados, ampliados e multiplicados, possibilitando que outros povos, em outros espaços e em outros tempos, tivessem acesso e pudessem fazer uso de inúmeras descobertas em favor da humanidade. Porém, estes conhecimentos escritos só são acessíveis àqueles que possuem proficiência na leitura. Na contemporaneidade, a escrita só evoluiu e, por causa disso, a vida dos seres humanos, especialmente a dos jovens, tem uma configuração totalmente voltada para a invenção das novas tecnologias da comunicação, as quais se apresentam cada vez mais construídas a partir da linguagem multissemiótica transmitindo o multiculturalismo social. Portanto é necessário potencializar o aluno para a aquisição da leitura que é tão básica e tão importante. É nessa perspectiva que esse trabalho realiza um passeio pelos estudos que amparam as práticas de letramento na escola, os conceitos de hipertexto e de multiletramentos. Para isso, fomos visitar teorias de Irandé Antunes (2003); Luiz Antônio Marcuschi/ Antônio Carlos Xavier (2010), Roxane Rojo (2012) entre outros. É necessário também, entender como funciona o mundo virtual para poder participar dele. Para isso, foram realizadas consultas teóricas em obras de autores como Pierre Lévy (2010), Eric Schmidt e Jared Cohen(2013), José Manoel Moran (2010) os quais trazem reflexão sobre as mudanças que esse grande fenômeno tecnológico trouxe para a sociedade nos aspectos culturais, na relação com o espaço físico urbano e as modificações urgentes que o setor de educação tem que sofrer para acompanhar o processo evolutivo das novas tecnologias. A partir dessas abordagens, uma proposta pedagógica é elaborada tendo como objetivo motivar o professor para o uso da mídia em favor de sua prática, focalizando a orientação para o uso consciente da internet, incentivando a pesquisa e a sistematização de informações digitais e a aprendizagem da leitura e da escrita em meios virtuais.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI