PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: Cínthia Maria da Conceição Bezerra Pinheiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Cínthia Maria da Conceição Bezerra Pinheiro
DATA: 20/08/2014
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO COMO ALIADAS DO PROCESSO DE ENSINO DA ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Tecnologia. Ensino da escrita.
PÁGINAS: null
RESUMO: Atualmente, as tecnologias digitais contemporâneas, a exemplo dos celulares, tablets, notebooks, entre outros, têm sido massivamente inseridas no cotidiano dos adolescentes e crianças, de modo irreversível. Em meio a essa realidade, o professor apresenta, na maioria das vezes, um discurso de crítica a essas tecnologias e muitos preferem preterir o uso delas como ferramentas aliadas ao processo de ensino e de aprendizagem. Em paralelo a essas constatações, vê-se a repetição, ao longo dos anos, de dados estatísticos disponibilizados por órgãos como o MEC, apontando o péssimo desempenho dos estudantes em leitura e escrita de textos. A presente proposta de pesquisa busca atrelar o uso das tecnologias digitais contemporâneas, em especial o computador, ao processo de ensino da produção textual. O método utilizado será o desenvolvimento de um experimento realizado através da sugestão de propostas pedagógicas e da aplicação questionários, no início e no final do processo, com alunos do 8º ano do Colégio da Polícia Militar do Estado da Paraíba. A ideia é contribuir, a partir de teorias de ensino de produção textual, através dos gêneros textuais, em ambiente virtual, mostrando ao professor da educação básica como usar as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), em suas aulas de Língua Portuguesa, assim como melhorando o processo de aprendizagem da escrita dos estudantes da educação básica. Espera-se provar que, com o auxílio do ambiente virtual, o aluno possui maior desenvoltura ao escrever e que o discurso do professor que aponta as TIC como prejudiciais ao ensino institucionalizado não corresponde à realidade. A pesquisa será baseada nos estudos de XAVIER (2013); GABRIEL (2013); SHEPHERD e SALIÉS (2013); ROJO e MOURA (2013), entre outros.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL