PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDA PATRÍCIA DE SOUSA GAUDÊNCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDA PATRÍCIA DE SOUSA GAUDÊNCIO
DATA: 19/08/2014
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E MULTIMODALIDADE TEXTUAL POR MEIO DA FERRAMENTA DIGITAL EDMODO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia. Letramento digital. Multimodalidade textual.
PÁGINAS: null
RESUMO: Com a ampliação do uso da tecnologia e, sobretudo, dos computadores, aliada à popularização da rede mundial (Internet), cresce, também, a preocupação, na seara escolar, no sentido de que se faz necessário preparar a comunidade educativa – docentes e discentes – para o uso pedagógico destas tecnologias. No contexto atual, o uso do computador como ferramenta educativa ainda encontra-se em fase de desenvolvimento inicial, com muitas restrições a seu uso pela maioria dos professores. O letramento digital favorece ao indivíduo a aquisição de conhecimentos que facilitarão o acesso a informações e a uma formação cidadã, dentro de uma sociedade cada vez mais vinculada ao ambiente virtual. É preciso considerar que, mesmo em uma sociedade tomada por nativos digitais, ainda há muito a se fazer para que haja inclusão digital. A presente pesquisa tem como foco as práticas de letramento e multimodalidade textual, com ênfase no letramento digital. O estudo tem sido desenvolvido junto a professores e alunos de Língua Portuguesa, em turmas do Ensino Médio, na modalidade EJA, do turno da noite, na EEEM Major Veneziano Vital do Rêgo, localizada no bairro da Catingueira (Acácio Figueiredo), na cidade de Campina Grande–PB. Um trabalho voltado a alunos matriculados no turno da noite deve-se ao fato de detectarmos nesse público, até mesmo entre os mais jovens, considerados entes do nativismo digital, a inexistência de uma prática de letramento digital Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa centra-se na avaliação do uso das tecnologias digitais na educação, com vistas à promoção do letramento digital por meio da ferramenta de interação social educativa Edmodo. Para tanto, optamos pela adoção de atividades que envolvam o uso das tecnologias digitais, no contexto da sala de aula, investigando como os gêneros discursivos do contexto digital têm sido usados pelos alunos, ao realizarem atividades que favoreçam a prática de leitura, exploração e produção de gêneros, cuja circulação tenha como suporte a internet. Quanto aos procedimentos metodológicos, serão utilizados questionários para averiguar o nível de letramento digital dos sujeitos da pesquisa e, após a coleta dos dados, procederemos à realização de atividades interventivas.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL