PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE FERREIRA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE FERREIRA RIBEIRO
DATA: 19/08/2014
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS: EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Mídias. Educação para as mídias. Expectativas dos alunos.
PÁGINAS: null
RESUMO: Os avanços das tecnologias da comunicação e da informação (TIC) vêm promovendo claras mudanças nas formas de acesso à informação. As mídias ganham destaque nesse contexto, porque através delas, circulam no meio social muitas mensagens carregadas de sentidos que formam opiniões, impõem modos de pensar e ditam padrões de comportamentos. Por causa disso, as instituições sociais também tiveram modificados seus papéis e a escola, uma das mais importantes na formação do cidadão, hoje, precisa se adaptar para exercer sua função de forma plena. Sendo assim, a escola se abre para o trabalho com mídias em sala de aula, na pretensão de formar o aluno para a leitura crítica das mensagens por elas veiculadas e fazer dele um sujeito ativo, que percebe os interesses e as ideologias apresentadas de forma atrativa e variada, principalmente, através dos programas de televisão. Nesse sentido, à escola, passa a caber, também, o trabalho de educação para as mídias e, ao professor, a responsabilidade pela execução dessa atividade. Desse profissional, passam a ser exigidas novas formas de ensinar e novas competências de ordem teórica e prática a fim de atrair a atenção do aluno e intermediar o conhecimento, que não mais se restringe ao ambiente escolar. Contudo, cabe averiguar a percepção do aluno acerca dessa nova forma de ensinar e de aprender. Assim sendo, este trabalho pretende refletir sobre as expectativas dos alunos do 9° ano, da E.E.E.F.M. Professor Itan Pereira, em Campina Grande, em relação ao uso de mídias nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, pretende-se realizar uma pesquisa descritivo-interpretativista, cujo corpus será composto por questionários aplicados com os referidos alunos, antes e depois da realização de um projeto de intervenção que envolve leitura e produção de material audiovisual. O estudo fundamenta-se em autores como Kenski (2011), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2013) e Almeida (2007), Demo (2009), Setton (2011) e Rojo (2013). As hipóteses são de que os alunos não estão totalmente abertos ao trabalho com mídias por preverem atividades costumeiramente desenvolvidas, a exemplo da produção de resumos e resenhas acerca de filmes.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL