PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELIA LUCIANA RANGEL BOTELHO DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELIA LUCIANA RANGEL BOTELHO DE ARAUJO
DATA: 25/08/2014
LOCAL: CAMPUS IV UFPB
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO. ARGUMENTAÇÃO. PRODUÇÃO TEXTUAL. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS.
RESUMO: Muitos são os estudos linguísticos sobre o trabalho com a produção textual no ambiente escolar. O interesse pelo ensino da produção textual justifica-se, sobretudo, se levarmos em conta que estamos inseridos numa sociedade marcada pela informação, pelo desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação, que trazem, mais do que em quaisquer outras épocas da história da humanidade, um desafio para a escola: formar alunos que desenvolvam competentemente as habilidades de escrita. Esse objetivo encontra-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao ensino da língua portuguesa, na educação básica do nosso país, e, para materializá-lo, na prática docente, o referido documento embasa-se na concepção de linguagem como forma de interação e de escrita como prática social. Traz, também, como objeto do ensino, o gênero, instrumento a que recorremos para agir discursivamente. Entretanto, essa abordagem enunciativo-discursiva não tem orientado a opção didático-metodológica a partir da qual se constrói o processo de ensino e aprendizagem da escrita na sala de aula, o que impede a formação de produtores proficientes de textos, nas diversas situações sociocomunicativas dentro e fora da escola. Partindo dessa realidade educacional, este projeto de pesquisa, de natureza aplicada e intervencionista, objetiva tornar os alunos envolvidos na investigação em produtores competentes e críticos de textos, especificamente através de uma proposta de ensino de produção textual do gênero artigo de opinião, através da abordagem das sequências didáticas, propostas por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004). A investigação levará em consideração o contexto de produção e recepção do referido gênero e enfocará, prioritariamente, suas características linguístico-discursivas. As atividades a serem aplicadas organizar-se-ão em sequências didáticas, procedimento que concebe a atividade de escrita, processualmente, contemplando as etapas de planejamento, escrita, avaliação e reescrita.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS