PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACILENE BARROS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACILENE BARROS DA SILVA
DATA: 27/08/2014
LOCAL: CAMPUS IV UFPB
TÍTULO: O ENSINO DO GÊNERO DEBATE MEDIADO PELAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS.
PALAVRAS-CHAVES: GÊNERO DISCURSIVO DEBATE. PRÁTICAS DE LINGUAGEM. ENSINO-APRENDIZAGEM. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS.
RESUMO: No ambiente escolar várias vozes dialogam, posicionam-se e interagem através de enunciados organizados e estruturados a partir de determinada realidade contextual. Para Bakhtin (2011), esses enunciados estáveis, concretos e únicos são os gêneros discursivos, e é por meio deles que se realizam as interações sociais. Nessa perspectiva, afirmamos que a escola, especificamente, a sala de aula, é um ambiente adequado para o ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos voltados para situações concretas reais e de mútuos aprendizados. Porém, o que percebemos, a partir do contexto escolar e mediante nossa prática, é que a aprendizagem dos gêneros discursivos, especificamente dos gêneros orais formais, torna-se para os alunos algo de difícil domínio, visto que envolvem uma série de habilidades sociolinguísticas que ainda não conseguem manejar; e, consequentemente, a falta de domínio do gênero discursivo dificulta a interação dos alunos em determinados contextos de atividades de linguagem. Nesse sentido, considerando que o gênero debate além de estar inserido no currículo de língua portuguesa do ensino fundamental e que o trabalho com esse gênero pode proporcionar o desenvolvimento de várias habilidades sociodiscursivas importantes para a interação social, este projeto de pesquisa propõe-se a investigar, em nossa própria sala de aula, se o processo de produção oral do gênero debate mediado pelas sequências didáticas permite instrumentalizar nossos alunos para o uso do referido gênero, de forma eficaz, nas situações sociais de práticas de linguagem, partindo do pressuposto de que os gêneros discursivos são instrumentos que podem ser aprendidos para serem usados nas situações de linguagem correspondentes. Nessa perspectiva, a investigação a ser realizada constitui-se em uma pesquisa-ação, de natureza aplicada e de cunho intervencionista, uma vez que investigaremos nossa própria sala de aula, consequentemente, nossa ação pedagógica, concedendo-nos a oportunidade de rever nossa prática, de maneira teoricamente orientada. Como fundamentação teórica, para a pesquisa que desejamos desenvolver, recorreremos a Bakhtin (2011) e a Marcuschi (2008), no que se refere aos estudos sobre a perspectiva sociointeracionista da linguagem bem como da concepção de gênero discursivo, e a Schneuwly, Dolz e Noverraz (2013), para o estudo sobre sequência didática. No que se refere especificamente ao gênero debate, utilizaremos os estudos de Dolz, Schneuwly e Pietro (2013), com a finalidade de proporcionar todos os recursos necessários para que nossos alunos apropriem-se do gênero em estudo e desenvolvam habilidades sociolinguísticas para usarem em diversos contextos sociais, conforme seja necessário.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO