PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVALDO JOSÉ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVALDO JOSÉ DA SILVA
DATA: 20/08/2014
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A Aplicação de Estratégias de Leitura no Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Estratégias de leitura. Gêneros textuais.
RESUMO: Estudos revelam a importância de o professor de língua materna priorizar, em sala de aula, práticas de leitura de gêneros textuais diversificados, de modo a potencializar a competência leitora dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa, situada na interface Linguística e Cognição, é de natureza qualitativa e se propõe a fomentar o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de avaliar o quanto a aplicação dessas estratégias pode contribuir para formar leitores autônomos, capazes de monitorar sua própria capacidade de compreensão do texto. Dentre os autores que darão suporte teórico à pesquisa, do ponto de vista da leitura, destacamos Leffa (1996), Kleiman (2013), Lopes (1997) e Solé (1998), e, do ponto de vista do estudo dos gêneros textuais, evidenciam-se os trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2002) e Dionísio (2002), entre outros. Com base nesses autores, aplicaremos uma proposta de intervenção que buscará considerar gêneros textuais relacionados às práticas sociais de uso da leitura e da escrita, por esses alunos, bem como a aplicação de instrumentos de avaliação da leitura, tais como o Teste de Compreensão Leitora (TCL), o Teste de Consciência das Estratégias Metacognitivas de Leitura (TCEL) e a Técnica de Cloze para Avaliação da Compreensão em Leitura, os quais possibilitam aferir quais estratégias cognitivas e metacognitivas foram utilizadas na leitura dos textos e em que medida tal procedimento ocorreu de forma satisfatória.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO