PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE MOREIRA SILVA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIANE MOREIRA SILVA DE BRITO
DATA: 26/08/2014
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: Trabalhando Sequência Didática na EJA: uma proposta de intervenção.
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Gêneros textuais. Escrita. Sequência didática.
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada àqueles que não concluíram seus estudos em idade apropriada. Os adultos retornam à escola em busca do tempo perdido, os adolescentes, por sua vez, estão nessa modalidade porque fracassaram no ensino regular por diversos motivos. Diante dessa diversidade de alunos, a EJA torna-se uma modalidade que requer um olhar especial, atento às necessidades de cada aluno, que são muitas, e as que mais se destacam são as dificuldades com a leitura e a escrita. Nesse contexto, esta pesquisa propõe um projeto de intervenção voltado à 8ª série do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, no município de Capim/PB. Observou-se, nessa turma, significativa deficiência na produção escrita da maioria dos alunos, desde o seu ingresso no início desse segmento, e, por esse motivo, essa habilidade precisa ser bem mais desenvolvida. Para esse fim, o projeto de intervenção visa a um trabalho direcionado à prática da produção escrita, através de uma sequência didática, Nesse contexto, apresentamos, como objetivo geral, avaliar até que ponto a utilização de sequências didáticas poderá contribuir para um melhor desempenho na escrita dos alunos da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos. Para amparar teoricamente este trabalho, recorremos às discussões sobre gêneros textuais propostas por Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), Cavalcante (2013), Antunes (2002, 2009), entre outros, além dos estudos sobre sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004). Para o desenvolvimento da sequência didática, escolhemos o gênero textual entrevista, porque trata-se de um gênero conhecido pelos alunos e que faz parte do seu dia-a-dia. Na metodologia, trabalharemos a sequência didática da maneira proposta por Schneuwly e Dolz (2004): apresentação inicial, produção inicial, desenvolvimento dos módulos e produção final.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO