PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO CARMO MELO A. NETA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO CARMO MELO A. NETA
DATA: 26/08/2014
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A (Re)escritura do Texto nas Aulas de Língua Portuguesa: implicações para o processo de aprendizado da escrita
PALAVRAS-CHAVES: Produção escrita. Sequências didáticas. Gêneros textuais.
RESUMO: Estudos sobre a leitura e a escrita, bem como os documentos oficiais que regem a Educação Básica no Brasil, destacam a importância de se trabalhar essas habilidades em sala de aula, com o intuito de garantir aos sujeitos alunos o pleno exercício da cidadania. Nesse contexto, configura-se o presente trabalho, pois entendemos que a participação social está diretamente relacionada ao uso de práticas sociais de leitura e, principalmente, de escrita, dado o caráter grafocêntrico de nossa sociedade. O papel da escola, considerada principal agência de letramento, deve, portanto, ser o de fomentar a produção escrita de seus alunos, mas não qualquer escrita. Falamos, aqui, de uma escrita responsável por ampliar a competência comunicativa desses sujeitos, conforme ressaltam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998). Nessa perspectiva, o trabalho com sequências didáticas mostra-se bastante promissor. Diante de tal fato, nesta pesquisa, de natureza qualitativa com delineamento de uma pesquisa-ação, tomamos como objetivo investigar as contribuições da utilização de sequências didáticas no processo de produção escrita de alunos Ensino Fundamental. Para alcançarmos tal fim, fizemos um recorte teórico a partir dos estudos de Bakthin (2011), Schneuwly & Dolz (2004), Marcuschi (2008, 2010), Antunes (2003), Bezerra (2010) e Soares (2001, 2012).
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS