PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 27/08/2014
LOCAL: Mamaguape - Campus IV
TÍTULO: ORALIDADE EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA REFLEXIVA E INTERVENTIVA PARA ALÉM DOS GÊNEROS INFORMAIS
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros orais formais. Ensino. Material didático-pedagógico
RESUMO: A oralidade vem sendo esquecida pela escola enquanto modalidade legítima de linguagem e estratégia de trabalho com a língua. Ainda predominam nas aulas de Língua Portuguesa as práticas ligadas à escrita, uma reminiscência da tradição pedagógica que dissemina, dentre outras, a falsa ideia de que, por serem do cotidiano, os gêneros da oralidade não precisam ser estudados. É notório, entretanto, que cabe à escola instrumentalizar os falantes para atenderem às exigências comunicativas orais do dia-a-dia, especialmente nos contextos formais. Observa-se que, quando trabalham os gêneros do discurso, os professores não direcionam a análise para as características da oralidade inerentes a estes gêneros. O foco é, apenas, o conteúdo da exposição, sem que se levem em conta as adequações linguísticas e contextuais que o falante deve fazer de acordo com a situação de formalidade inerente àquele ato de comunicação. Diante desta realidade, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de estudo/ensino que privilegie as interações orais de caráter mais formal em sala de aula. A pesquisa, que tem como principal base teórica Antunes (2003); Bentes (2011); Koch (2011); Marcuschi (2007, 2010); Preti (2004), Ramos (1997); Ribeiro (2009); Reyzábal (1999), Schneuwly & Dolz (2004) e Travaglia (2001), será materializada através da realização de um Debate Regrado em uma turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello, em João Pessoa. Os principais itens a serem analisados serão os aspectos formais inerentes ao gênero trabalhado, assim como os que concernem à argumentação e, para esta etapa, recorreremos aos estudos na área da Análise da Conversação. A partir desta experiência, será elaborado material didático-pedagógico com metodologia apropriada para o ensino/estudo da linguagem oral a partir dos gêneros formais. A pesquisa será de natureza exploratória e qualitativa, com intervenção direta na realidade de sala de aula (pesquisa-ação).
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES