PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA DE CARVALHO BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA DE CARVALHO BARBOSA
DATA: 19/08/2014
LOCAL: UFPB, CAMPUS IV
TÍTULO: A MÚSICA EM SALA DE AULA: UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS COMO MEIO PARA DESENVOLVER A LEITURA, A ORALIDADE E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Música. Leitura. Escrita.
PÁGINAS: null
RESUMO: É sabido, ao longo da História, que o processo de leitura e de escrita é algo diário, constante, linear, e não um exercício abrupto. Em se tratando de adolescentes, o desafio é ainda maior. Nesta perspectiva, os gêneros discursivos são fortes aliados na busca da leitura, da oralidade e da escrita com conhecimento, prática, qualidade, entusiasmo e criticidade. Os alunos, ao desenvolverem diferentes gêneros, tornar-se-ão, não apenas estudantes melhores, mas aprenderão a gostar mais da Língua Portuguesa e perceberão como ela está presente no dia-a-dia de cada um. Assim, o presente trabalho consiste em analisar as produções textuais do gênero música, a partir do recurso estilístico paródia, criadas pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, situada no Município de Santa Rita-PB, no ano de 2015. Observaremos se os alunos souberam desenvolver a temática abordada e se, através dessa atividade, desenvolveram as habilidades da leitura, da oralidade e da escrita, além de outros itens relevantes e presentes no processo ensino-aprendizagem, como a criatividade, a iniciativa, a utilização do conhecimento enciclopédico adquirido ao longo da vida, as vias culturais, dentre outros. A fim de alcançarmos esse objetivo, discorreremos sobre alguns postulados teóricos que serão imprescindíveis para este estudo: leitura, oralidade, escrita, gêneros discursivos orais e escritos, destacando a composição, o tema e o estilo. Ancorando-se na proposta do dialogismo bakhtiniano (2011), que entende o Homem como um ser de linguagem que se constrói e se desenvolve a partir das inúmeras relações sócio-interacionais, além de partirmos das reflexões de FONSECA (2012), KOCH (2005, 2008), KOCH e ELIAS (2006) e LOPES-ROSSI (2002, 2006, 2011), consideramos importante o desenvolvimento desta pesquisa pela influência social que a música tem, não só no Brasil, mas em todo o mundo, interferindo na cultura e na ideologia do povo, além de ser tal gênero, juntamente com o recurso estilístico paródia, um veículo comunicativo que os jovens têm muita proximidade e simpatia.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES