PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIA MARIA DE SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCIA MARIA DE SALES
DATA: 27/08/2014
LOCAL: UFPB, CAMPUS IV
TÍTULO: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: DIDATIZAÇÃO SOCIOCOGNITIVA DO GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos. Tirinha. Leitura. Produção Textual.
PÁGINAS: null
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver um Projeto Pedagógico de Leitura e Produção Textual pedagógico através do gênero discursivo Tirinha com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A partir de inquietações pessoais em relação ao baixo nível de letramento da turma com a qual trabalhamos e da insuficiência de orientações voltadas especificamente para a leitura e para a produção escrita do gênero Tirinha, sentimo-nos motivados a sistematizar esse Projeto. Sabemos que, entre os principais desafios da educação básica, está a promoção das habilidades de leitura, compreensão e produção textual. Essas competências são requisitos básicos para a formação de leitores proficientes que possam exercer a cidadania de forma plena na sociedade contemporânea. O trabalho pedagógico de Língua Vernácula a partir de gêneros, além de contribuir com a progressão do letramento do aluno, apresenta um indicador das principais deficiências de leitura e de escrita presentes em sala de aula, além de servir como um guia para nortear o professor em seu agir docente e na elaboração de materiais didáticos voltados para esses percalços. Assim, ancorados pelos pressupostos teóricos de Bakhtin (2003) acerca dos gêneros discursivos, pelas pesquisas de Marcuschi (2008), pelo estudo das estratégias de leitura de Solé (1998) e Dehaene (2012), pelas pesquisas sobre o ensino de leitura e produção escrita a partir de gêneros de Koch e Elias (2012, 2013) e seguindo a sequência didática proposta por Lopes-Rossi (2011), pretendemos, com esse Projeto, motivar a disposição para a leitura, fomentar o gosto pelo hábito de ler, expandir a competência da compreensão de textos, ampliar a competência para a produção textual e divulgar as produções escritas dos alunos. Acreditamos, dessa forma, que podemos contribuir com a Academia e com os demais profissionais da educação, através da partilha de experiências reais em sala de aula que sinalizem resultados positivos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES