PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANELISE DOS SANTOS BERNARDELLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANELISE DOS SANTOS BERNARDELLI
DATA: 21/08/2014
LOCAL:
TÍTULO: ATIVIDADES COM A LÍNGUA ESCRITA EM CICLO FINAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma interface com consciência fonológi
PALAVRAS-CHAVES: Leitura e Escrita. Consciência Fonológica. Alfabetização.
PÁGINAS: null
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa trata da relação entre a consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura e da escrita durante o processo de alfabetização. O estudo foi realizado com alunos pertencentes ao ciclo final de alfabetização de uma escola da rede municipal de João Pessoa, Paraíba. Sabe-se que o acesso à língua escrita é extremamente importante para os indivíduos inseridos em sociedades grafocênticas como a nossa, entretanto, percebemos facilmente que os mecanismos utilizados no processo de aquisição da língua escrita têm sido insuficientes. Frente a esse problema, verificado, sobretudo, nas escolas públicas, muitas discussões e estudos vem sendo realizados. Nesse contexto, este estudo justifica-se porque verificamos que parte considerável dos alunos chega ao ciclo final de alfabetização, ou seja, ao 3º ano do ensino fundamental incapazes de perfazer adequadamente as atividades relacionadas à leitura e à escrita. De acordo com Capovilla e Capovilla (2010, 2011), Lemle (2009), Dehaene (2012) e Solé (2009), que constituem a base teórica desta pesquisa, nosso sistema de escrita é predominantemente alfabético, ou seja, baseia-se no mapeamento dos sons da fala, que são representados por meio das letras. Por isso, afirma-se que a consciência fonológica, ou seja, a capacidade de refletir e de manipular os constituintes sonoros da língua se relaciona diretamente com processo de aquisição da língua escrita e com seu desenvolvimento. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho possui os seguintes objetivos: expor considerações teóricas acerca do tema em questão, apresentar proposta de atividade didática, voltada para as turmas de alfabetização, que desenvolva de forma correlacionada, atividades referentes à habilidade inicial de leitura, escrita e consciência fonológica; analisar como os alunos do ciclo final de alfabetização desempenham tais atividades; detectar as possíveis dificuldades; observar se esses alunos revelam habilidades consideradas básicas nesse período e divulgar para a comunidade escolar, os dados obtidos na pesquisa, utilizando-os como base do planejamento didático.
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Externo ao Programa - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA