PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA BERNARDES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA BERNARDES DE LIMA
DATA: 19/08/2014
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba - campus IV - Mamanguape
TÍTULO: A importância da Contação de Histórias para o letramento literário na sala de aula: uma proposta de incentivo ao despertar para o prazer da leitura
PALAVRAS-CHAVES: Contação de histórias; Letramento Literário; Ensino.
PÁGINAS: null
RESUMO: A literatura tem um caráter fecundador e atua com função humanizadora. Deve ser vista como direito da humanidade e vital para a construção de sociedade. Incluída neste contexto, a contação de histórias desempenha um papel decisivo para o letramento literário na sala de aula, proporcionado o prazer pela escrita e pela leitura, sobretudo a leitura de literatura. Sendo assim, a proposta deste trabalho é utilizar a contação de histórias como instrumento de iniciação no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralização no meio escolar, atingindo, portanto, o leitor em potencial. O foco é uma proposta de intervenção pedagógica promovendo oficinas de contação de histórias, produção de texto e leituras socializadas na sala de aula. O trabalho se dará com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no município de Alhandra, PB. O referencial teórico utilizado para a pesquisa foi Cascudo (1984), Arendt (2014), Nancy Mellon (2006), Sorsy (2013), dentre outros. Acreditamos que diante do gigantesco repertório de histórias, incluindo contos, mitos e lendas, o professor pode transformar as aulas em momentos de prazer e incentivo a textos literários e não literários.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 1946995 - CARLOS AUGUSTO DE MELO