PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDENICE DA SILVA CAXIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDENICE DA SILVA CAXIAS
DATA: 25/08/2014
LOCAL: CCAE-CAMPUS IV
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: RESSIGIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras- chaves: Consciência fonológica. Escrita. Alfabetização
PÁGINAS: null
RESUMO: O desenvolvimento da consciência fonológica tem sido apontado por estudiosos do campo da linguística como um dos fatores determinantes para a aquisição da escrita. Assim, o nosso sistema de escrita, predominantemente alfabético, é baseado no mapeamento dos sons da fala, os quais são representados na escrita, por meio das letras, razão pela qual o ensino prioriza a aprendizagem da escrita e da leitura, centrados nos conhecimento inicial do código escrito e nas relações sons (fonemas) e letras (grafemas). Nessa perspectiva, entendemos que a compreensão e domínio destas relações constituem a formação da consciência fonológica, princípio fundamental na aquisição da escrita. Nesse sentido, a presente pesquisa trata da relação entre a consciência fonológica e o desenvolvimento da escrita na alfabetização. O estudo está sendo realizado com três turmas da alfabetização na rede municipal da cidade de Curral de Cima-PB. A pesquisa justifica-se, nesse contexto específico, porque boa parte das crianças chega ao 3º ano do fundamental I sem saber ler nem escrever corretamente. Este trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos de Alves (2009), Cagliari (2009), Lemle (1991), Kato (1993), Seabra e Capovilla (2010, 2011), no guia de formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC(2013), e nos estudos de Rigatti-Sherer (2008), Costa (2002) , Godoy (2005), entre outros autores que subsidiaram nossa pesquisa. Assim, baseada na realidade da escola em que atuamos, realizamos observações e acompanhamento dessa turma. Este estudo tem como objetivo verificar como o desenvolvimento da consciência fonológica contribui para o aprendizado da escrita. Para isso, fizemos um levantamento de corpus nas turmas pesquisadas, para detecção do problema, em seguida, a partir da análise dos dados, sugerimos uma proposta metodológica de natureza qualitativa e descritiva, de caráter intervencionista, organizada por meio da abordagem de sequencias didática, para ajudar a minimizar os problemas de leitura e escrita desses alunos.
Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO