PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Cerca de 4 mil professores já são mestres pelo PROFLETRAS

O Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) já titulou cerca de 4 mil pesquisadores desde seu lançamento, em 2013. Voltado para professores de Língua Portuguesa atuantes em salas de aula das redes públicas de educação básica, o curso é ofertado em 42 instituições, em 19 estados, e se faz presente nas cinco regiões do País.

A iniciativa é destaque nesse Dia Nacional da Língua Portuguesa, 5 de novembro, e é  um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) da CAPES. Nele, 600 professores, referências na área, lecionam para outros educadores. A ação oferece a oportunidade de uma formação continuada e  contribui para a melhoria da educação do País.

“Nos depoimentos de alunos e ex-alunos, vemos o quanto esse programa influencia tanto na vida pessoal do professor formado, quanto na lógica da escola em que ele atua. Queremos que também sejam formadores, para que se constitua uma rede”, afirma Maria da Penha Casado, coordenadora nacional do ProfLetras e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O curso está atualmente em sua sétima turma. Flávia Camata, professora da Escola Estadual Alphonsus de Guimaraens, de Comercinho (MG), é uma das alunas. Ela foi aprovada em 2020 pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e chegou ao fim das aulas este ano. O próximo será dedicado à dissertação. “O ProfLetras tem um potencial transformador de prática incrível. Achei que seria bom, mas é excelente.  Também sei ver melhor o que cada aluno precisa para aprender”, diz Flávia.

Sobre o programa e as inscrições

Em março de 2022, terão início as atividades da oitava turma do curso. Serão 590 vagas, das quais até 30% com bolsa da CAPES. As inscrições estão abertas até as 23h59 de 14 de novembro. Para participar da seleção, é preciso preencher um formulário específico no site da UFRN. O processo seletivo será todo remoto e tem resultado previsto para 22 de dezembro deste ano. O edital e um calendário para os candidatos estão disponíveis na página do Núcleo Permanente de Concursos da UFRN

O ProfLetras é um dos cursos do  ProEB, que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de instituições associadas. Criado em 2009, o ProEB conta atualmente com 12 programas de pós-graduação em mestrado profissional e se faz presente em 317 unidades de ensino de todo o Brasil. Ao longo desses 12 anos, a iniciativa já somou cerca de 15 mil matriculados.

Sobre o Dia Nacional da Língua Portuguesa

O Dia Nacional da Língua Portuguesa Estabelecido é uma data oficial desde a publicação da Lei nº11.310/2006. Trata-se de homenagem ao escritor, diplomata, jurista e político Ruy Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849. Grande defensor da língua portuguesa, ele se destacou, entre outras realizações, por ser um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras.

* Texto originalmente publicado em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/cerca-de-4-mil-professores-ja-sao-mestres-pelo-profletras