PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLEIDE MARCELINO DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLEIDE MARCELINO DE LIRA
DATA: 24/03/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Link da Sala Virtual no Google Meet: https://meet.google.com/aru-dvmx-wqu
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E LETRAMENTO PARA FORMAÇÃO EM VALORES HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Letramento. Valores humanos.
RESUMO: O letramento e os saberes do cotidiano dos alunos (as) devem estar intrinsecamente relacionados à formação leitora, para que seja significativo o ato de ler e de agir nos variados espaços da sociedade. Diante dessa realidade, onde os relacionamentos interpessoais encontram-se cada vez mais sem harmonia, sejam na família, na comunidade ou na escola, faz-se necessário que a instituição escolar ofereça atividades de leitura reflexiva, que facilite a discussão de temas relacionados aos valores humanos, com a intenção de formar crianças e adolescentes mais justos e solidários, tornando-se assim, no futuro, profissionais que venham desempenhar-se com responsabilidade e cidadania em qualquer área de atuação. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a função social e didático-pedagógica da leitura de gêneros textuais com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental no tocante à reflexão sobre valores humanos. O procedimento metodológico a ser desenvolvido nessa pesquisa será o de oficinas pedagógicas de leitura, por meio da apresentação e distribuição de textos de diversos gêneros discursivos que abordem a temática específica dos valores humanos. Para o trabalho de pesquisa, nos orientamos por alguns principais teóricos: Solé (2012); Koch (2010) e Kleiman (2016), que sugerem o caminho das estratégias de leitura para a compreensão textual; a Base Nacional Comum Curricular (2017), na qual estão estabelecidas as competências leitoras; Esclarín (2006), que apresenta uma teoria de educação sob a ótica dos valores humanos. Além disso, devemos esclarecer que a pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Diante disso, consideramos que ao término da pesquisa possamos ter bons resultados, com mais crianças e adolescentes sendo protagonistas de leitura eficientes, provenientes da aplicação das estratégias de leitura e do aprendizado dos procedimentos de leitura.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS