PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIVANIA LIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIVANIA LIMA DA SILVA
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE FOTORREPORTAGENS: ENGAJAMENTO E PROFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Escrita. Engajamento. Gamificação. Metodologias ativas.
RESUMO: A baixa proficiência e o engajamento na prática de escrita no contexto escolar representam ainda uma problemática, uma vez que, muitos dos alunos demonstram desinteressados e com muitas dificuldades para o desenvolvimento de atividades de produção textual. Frente ao exposto, o estudo em tela tem como objetivo geral compreender o processo de gamificação aplicado à educação, especialmente no desenvolvimento da produção escrita, a partir do gênero discursivo/textual fotororreportagem. Para isso, desenvolverá os seguintes objetivos específicos: discutir as concepções de metodologias ativas, gamificação e escrita; promover atividades diagnósticas sobre a produção textual dos educandos; elaborar e aplicar atividades de aprendizagem gamificadas, observando sua aplicabilidade para a produção textual escrita e o engajamento dos educandos; produzir um caderno pedagógico de atividades gamificadas com foco no desenvolvimento da escrita, a serem divulgadas em suporte físico ou interativo, para apoiar outros docentes de Língua Portuguesa. A pesquisa terá como participantes, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e apresentará uma abordagem qualitativa e etnográfica. O trabalho de campo acontecerá de forma intervencionista, através da pesquisa-ação, e utilizará a pesquisa bibliográfica, a observação participante, o processo etnográfico e a aplicação de sequência didática como instrumentos/procedimentos geradores de dados. O gênero discursivo/textual que estruturará o corpus da pesquisa será a fotorreportagem, visto que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ano escolar, porém é pouco explorado nas unidades de ensino. O presente estudo está estruturado em três eixos temáticos, ancorados em diversos autores, a saber: metodologias Ativas - Berbel (2011), Silva et al (2017), Bertini (2017), Moran (2018) e Souza (2020); gamificação – Vianna et al (2013), Alves (2015), Burke (2015), Bussarello (2016, 2017) e Eugênio (2020); escrita - Serafini (1995), Koch e Elias (2008), Rojo e Barbosa (2015), Ribeiro (2018), Medeiros (2017) e Boroski (2020), dentre outros. A análise de dados será realizada mediante o método da análise de conteúdo sistematizada em Franco (2007). Ansiamos, através da realização desse estudo e da intervenção aplicada, fomentar caminhos para a utilização de recursos tecnológicos contemporâneos e a adoção de estratégias gamificadas frente aos contextos tradicionais, para que seja possível elevar a proficiência e o engajamento em atividades de escrita e para que sejamos capazes de refletir sobre as vantagens e as desvantagens da gamificação para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI