PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA DÉRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA DÉRIO
DATA: 31/03/2022
HORA: 17:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA PROPOSTA PARA A EJA COM PRÁTICAS DE LEITURA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Perspectiva discursiva de leitura. Relações étnico-raciais. Educação antirracista. Ensino de Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 106
RESUMO: A percepção sobre as dificuldades de leitura apresentadas por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e sobre o preconceito racial velado que se presentifica na escola e na sociedade em geral é lugar comum de inquietação. Somada a isso, a carência de estratégias assertivas que subsidiem a prática docente com atividades de leitura numa perspectiva discursiva e de valorização à diversidade racial em razão da baixa adesão à implementação da lei 10.639/03 impõe superação. Diante disso, este projeto tem o objetivo de desenvolver estratégias de leitura numa perspectiva discursiva que leve em consideração a construção de uma educação antirracista com/para os estudantes dos Ciclos III e IV da EJA, a partir de uma escola situada na cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, a pesquisa toma como base teórica sobre a leitura os estudos desenvolvidos por Orlandi (2020, 2014, 2012, 2007), Brandão (2012), Geraldi (2011, 2006, 1996), Possenti (2011, 2001), Silva (2009), entre outros. Para tratar da educação antirracista, baseia-se em Carneiro (2021, 2011), Almeida (2021), Deus (2020), Gonzalez (2020), Munanga (2016), Gomes (2017,1999), Nascimento (2016), Fernandes (2007), Lei 10.639 (BRASIL, 2003), entre outros teóricos. Consultamos Mesquita (2019), Gomes (2018), Arroyo (2014) Romão (2011), Brasil (2000), entre outros, para discorrer sobre a EJA. Sob a égide da legislação educacional, partimos de (BRASIL, 2018, 2018, 2017, 2008. 2004), entre outras normativas. O estudo é de natureza qualitativa, calcado na pesquisa-ação, de cunho intervencionista, e se utiliza da observação participante, das rodas de conversa e de questionários como instrumentos de geração de dados. Para subsidiar a análise de dados, adotamos os conceitos da Análise de Discurso Francesa. Espera-se que os discentes desenvolvam gestos de leitura crítica e reflexiva para compreender as condições de produção do discurso e perceber os ditos e não-ditos materializados em diferentes textos que abordam as questões raciais. A realização da pesquisa possibilitará a produção de uma unidade pedagógica que assessore a mediação de práticas de leitura discursiva atreladas à educação antirracista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Externo à Instituição - MARLUCE PEREIRA DA SILVA