PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA DÉRIO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA DÉRIO
DATA: 31/03/2022
HORA: 17:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA PROPOSTA PARA A EJA COM
PRÁTICAS DE LEITURA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Perspectiva discursiva de leitura. Relações étnico-raciais. Educação antirracista. Ensino de Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 106
RESUMO: A percepção sobre as dificuldades de leitura apresentadas por alunos dos anos finais
do Ensino Fundamental e sobre o preconceito racial velado que se presentifica na
escola e na sociedade em geral é lugar comum de inquietação. Somada a isso, a
carência de estratégias assertivas que subsidiem a prática docente com atividades de
leitura numa perspectiva discursiva e de valorização à diversidade racial em razão da
baixa adesão à implementação da lei 10.639/03 impõe superação. Diante disso, este
projeto tem o objetivo de desenvolver estratégias de leitura numa perspectiva
discursiva que leve em consideração a construção de uma educação antirracista
com/para os estudantes dos Ciclos III e IV da EJA, a partir de uma escola situada na
cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, a pesquisa toma como base teórica sobre a
leitura os estudos desenvolvidos por Orlandi (2020, 2014, 2012, 2007), Brandão
(2012), Geraldi (2011, 2006, 1996), Possenti (2011, 2001), Silva (2009), entre outros.
Para tratar da educação antirracista, baseia-se em Carneiro (2021, 2011), Almeida
(2021), Deus (2020), Gonzalez (2020), Munanga (2016), Gomes (2017,1999),
Nascimento (2016), Fernandes (2007), Lei 10.639 (BRASIL, 2003), entre outros
teóricos. Consultamos Mesquita (2019), Gomes (2018), Arroyo (2014) Romão (2011),
Brasil (2000), entre outros, para discorrer sobre a EJA. Sob a égide da legislação
educacional, partimos de (BRASIL, 2018, 2018, 2017, 2008. 2004), entre outras
normativas. O estudo é de natureza qualitativa, calcado na pesquisa-ação, de cunho
intervencionista, e se utiliza da observação participante, das rodas de conversa e de
questionários como instrumentos de geração de dados. Para subsidiar a análise de
dados, adotamos os conceitos da Análise de Discurso Francesa. Espera-se que os
discentes desenvolvam gestos de leitura crítica e reflexiva para compreender as
condições de produção do discurso e perceber os ditos e não-ditos materializados em
diferentes textos que abordam as questões raciais. A realização da pesquisa
possibilitará a produção de uma unidade pedagógica que assessore a mediação de
práticas de leitura discursiva atreladas à educação antirracista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Externo à Instituição - MARLUCE PEREIRA DA SILVA