PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ SOARES GENUÍNO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ SOARES GENUÍNO
DATA: 28/04/2022
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: TEÇAMOS LEITURAS E DESATEMOS NÓS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA LETRA DE CANÇÃO DO FUNK
PALAVRAS-CHAVES: Relações de gênero. Leitura como prática social. Letra de canção de Funk.
RESUMO: Ao nos deparamos com diversos imperativos de condutas geradoras da violência simbólica nas relações de gênero, compreendemos que a cultura patriarcal, inerente às linguagens e à língua, se verticaliza nas atitudes e procedimentos dos sujeitos que internalizam a ideia de supremacia masculina, disseminada cotidianamente pelas mídias e instituições sociais. Nesse sentido, o objetivo geral da nossa pesquisa é desenvolver por meio das letras de canção do gênero Funk, uma proposta didático-pedagógica que possibilite discussões e reflexões a respeito das relações de gênero. Desse modo, essa pesquisa será de base exploratória, qualitativa e intervencionista, por meio da pesquisa-ação, em uma turma de alunos 9º ano do Ensino Fundamental, no município de Nova Cruz, RN. Serão desenvolvidos os procedimentos metodológicos através do levantamento bibliográfico, da atividade diagnóstica inicial e final, da roda de conversa, e da observação participante. A análise dos dados será feita através dos núcleos de significação. Nos balizamos em três eixos teóricos. No que diz respeito às relações de gênero, nos fundamentamos em autores como: Bourdieu (2012); Ferreira (2021); Louro (2014); Aguiar (2011); Barbosa (2019); Wanderley (2018); sobre a leitura como prática social, nos ancoramos em Antunes (2003); Geraldi (2011); Fairclough (2012), Portela e Santana (2019); Cavalcante, (2012); Kleiman (2002). No tocante à letra de canção do gênero Funk, nos aportamos em: Rerschmann (2005); Viana (2010); Santos (2019); Silva (2017); Vassolér (2019); Portanto, intentamos por meio da leitura como prática social o incentivo à criticidade e às novas formas de sermos e de agirmos no mundo, de modo peculiar, no que concerne às relações de gênero.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA