PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDO ERONIDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDO ERONIDES DA SILVA
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Campus IV (via Google Meets)
TÍTULO: ENTRE DENÚNCIAS E VALORIZAÇÕES IDENTITÁRIAS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA POÉTICA DE LUIZ GAMA
PALAVRAS-CHAVES: LETRAMENTO LITERÁRIO - ENSINO FUNDAMENTAL - LUIZ GAMA
RESUMO: O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão e, quando a fez, relegou a população negra a sua própria sorte, sem nenhuma política de inserção nas estruturas sociais, adquirindo, pois, uma dívida histórica. Logo, o processo de branqueamento impetrado por grupos detentores de poder, entre o final do séc. XIX e início do séc. XX, bem como o apagamento da cultura afro-brasileira contribuíram para que a proliferação do racismo se tornasse uma constância. Contudo, as identidades negras estão presentes na sociedade brasileira desde os tempos coloniais, através das manifestações culturais que compõem a plurietnicidade do país. Diante desse panorama, surgiu a necessidade de se trabalhar a negritude, a partir da leitura dos versos satíricos e líricos do bardo romântico Luiz Gama – ex-escravo, nordestino, advogado provisionado, jornalista, político, abolicionista, republicano e autor do livro “Primeiras trovas burlescas de Getulino” (1859) – uma vez que o espaço escolar é modelo plural e constante de reverberações do laço social. Buscando, então, pôr em prática a Lei 10.369/03 que trata acerca da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver, em sala de aula, a leitura literária da poética afro-brasileira de Luiz Gama. A pesquisa terá como participantes alunas(os) do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Pessoa – PB, e apresentará uma abordagem qualitativa, doravante os pressupostos de (PAIVA, 2019) e (BORTONI-RICARDO, 2008). O trabalho de campo será de cunho intervencionista, através da pesquisa-ação, segundo (ENGEL, 2000), e utilizará, para a geração dos dados (MELO, 2009): a observação participante baseada em (GIL, 2006), o questionário estudado por (OLIVEIRA, 2019) e a aplicação de oficinas literárias orientadas por (COSSON, 2021). O presente estudo está estruturado em três eixos teóricos, aportados em: Leitura e Letramento Literário – (CANDIDO, 2004), (COSSON, 2021), (KLEIMAN, 2017), (MORTATTI, 2014), (PINHEIRO, 2018), (SOARES, 2003); Identidades e negritude – (ALMEIDA, 2021), (BEZERRA, 2015), (CAPRINI, 2016), (DUARTE, 2013), (HALL, 2000), (MUNANGA, 1998), (RIBEIRO, 2019), (SILVA, 2014); e Luiz Gama – (AZEVEDO, 1999), (FERREIRA, 2000), (SANTOS, 2010), entre outros(as). A análise dos dados se dará a partir da análise de discurso (ORLANDI, 2008), na medida em que se torna oportuno observar os vários cursos, percursos e movimentos de sentido da linguagem. Portanto, este estudo perquire a (des)construção de interpretações e a leitura crítica-discursiva das(o)s discentes na e pela literatura. Para tanto, será proposto um caderno pedagógico contendo as oficinas literárias, os roteiros de observação participante e os questionários realizados.
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA