PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ANELISE DOS SANTOS BERNARDELLI

DISCENTE: ANELISE DOS SANTOS BERNARDELLI
DATA: 13/07/2015
LOCAL: UFPB CAMPUS IV - MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: ATIVIDADES COM A LÍNGUA ESCRITA EM CICLO FINAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma interface com consciência fonológi
PALAVRAS-CHAVES: : Leitura e Escrita. Consciência Fonológica. Alfabetização
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o desempenho dos alunos em relação às habilidades relacionadas aos diferentes níveis de consciência fonológica, trabalhadas de forma interligada à leitura e à escrita. O estudo foi realizado com alunos pertencentes ao ciclo final de alfabetização de uma escola da rede municipal de João Pessoa, Paraíba. Por meio desse processo investigativo, de natureza qualitativa, caráter descritivo e intervencionista, promovemos o avanço desses alunos em relação às habilidades relacionadas à consciência fonológica e à língua escrita. A pesquisa, fundamentada teoricamente em Capovilla e Capovilla (2010, 2011), Lemle (2009), Dehaene (2012) e Solé (2009), foi desenvolvida em quatro etapas: 1ª) verificação da etapa de aquisição da leitura e da escrita dos participantes; 2ª) aplicação do pré-teste para analisar o desempenho dos alunos em relação às atividades que conciliam consciência fonológica, leitura e escrita; 3ª) desenvolvimento da proposta didática elaborada com base nos resultados do pré-teste e 4ª) aplicação do pós-teste para verificar o desempenho dos alunos após a realização da proposta de intervenção. O material obtido em cada uma dessas etapas constitui o corpus do trabalho. Na análise do pré-teste, identificamos várias dificuldades referentes à consciência de palavras, de sílabas, de rimas e aliterações e de fonemas. Com base nessa análise, elaboramos a proposta didática, a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (BRASIL, 2013). Após o desenvolvimento da intervenção, verificamos, por meio da análise do pós-teste, que os alunos, das diferentes etapas de aquisição da língua escrita, avançaram em relação às habilidades trabalhadas no pré-teste. Tais resultados apontam a importância de um trabalho voltado para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da consciência fonológica durante o processo de alfabetização, sobretudo, em relação aos alunos que se encontram em fase inicial desse processo.
Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Externo ao Programa - 6336968 - ELIANE FERRAZ ALVES