PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ALDENICE DA SILVA CAXIAS

DISCENTE: ALDENICE DA SILVA CAXIAS
DATA: 13/07/2015
LOCAL: UFPB CAMPUS IV - MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição da escrita. Consciência fonológica. Processo de Alfabetização.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre a relação entre consciência fonológica e a aquisição da escrita e sua contribuição para o processo de alfabetização dos alunos pesquisados. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista, que foi desenvolvido com alunos pertencentes ao ciclo inicial da alfabetização de uma escola rural da rede pública municipal da cidade de Curral de Cima (PB). Para atingir o nosso propósito, desenvolvemos nossa pesquisa em três etapas: na primeira etapa, aplicamos um pré-teste para diagnosticar os níveis de consciência fonológica e de escrita dos alunos pesquisados e, através da análise, observarmos as dificuldades de escrita apresentadas; na segunda etapa, elaboramos e aplicamos uma proposta de intervenção didática baseada no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (BRASIL, 2013) com atividades que promovem o desenvolvimento da consciência fonológica e da escrita; e na terceira etapa, aplicamos um pós-teste para verificar o desempenho dos alunos em relação à aquisição da escrita. Os dados coletados constituíram o corpus da presente pesquisa e os resultados nos permitiram perceber como a relação entre a consciência fonológica e o processo de aquisição da escrita é produtiva para o processo de alfabetização, mas para isso é necessário que o ensino priorize uma metodologia que busque proporcionar aos alunos a compreensão do sistema de escrita alfabética, por meio do desenvolvimento da consciência fonológica. Para tanto, foram fundamentais os seguintes aportes teóricos: Soares (2003-2014), Cagliari (2009) e Morais (2012) que embasaram nossa concepção sobre alfabetização e letramento. Assim como as reflexões de Alves (2009), Capovilla e Capovilla (2010-2011), Lemle (1991), Morais (2012), Kato (1993) e o PNAIC (BRASIL, 2012-2013) sobre consciência fonológica e língua escrita, os quais também contribuíram para a compreensão e análise dos dados. A partir dos resultados deste estudo refletimos sobre a nossa prática de sala de aula correlacionando os contributos de consciência fonológica e língua escrita para ressignificar o processo de alfabetização.
Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES