PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA FERREIRA DA SILVA
DATA: 20/05/2022
HORA: 00:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: O gênero textual crônica e a prática escolar de leitura no ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Letramento. Gêneros textuais. Crônica.
PÁGINAS: 88
RESUMO: O ato de ler é muito abrangente, pois vai além da decodificação. Quando se adquire a habilidade leitora, compreendem-se, também, questões necessárias às práticas sociais. Os problemas relacionados à aparente falta de interesse em leitura por parte dos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, têm gerado inúmeras consequências, pois essa defasagem se reflete não apenas nas disciplinas escolares, comprometendo a compreensão dos conhecimentos que são oferecidos pelas áreas de linguagens, humanas e exatas, mas principalmente no desenvolvimento da autonomia nas vivências sociais. Nesse contexto, pretendemos analisar como a compreensão da leitura do gênero crônica pode contribuir para a formação crítica dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual, da cidade de Nova Cruz/RN. Quanto à abordagem da pesquisa, será qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos, utilizaremos a pesquisa-ação de cunho intervencionista, com rodas de conversas e oficinas pedagógicas. Faremos um diagnóstico de como os alunos realizam as atividades de leitura com o gênero crônica e aplicaremos atividades de intervenção, por meio de oficinas pedagógicas, com foco em estratégias leitoras que possibilitem agregar conhecimentos linguístico, estratégico e interacional. Ainda quanto aos procedimentos, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, fundamentando-nos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018) para discutir o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. Para pensarmos o ensino de português numa perspectiva sociointeracionista, tendo como foco o trabalho com o texto, consultamos: Koch e Elias (2008), Oliveira (2010) e Travaglia (1996). Para discutirmos sobre as diversas concepções de leitura e a importância do ensino de leitura, lemos: Leffa (1999), Kleiman (2016), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017), Jouve (2002), Solé (1998) e Antunes (2009). Para refletirmos sobre os sentidos do letramento e seu relacionamento com as atividades de leitura, fundamentam-nos em Soares (2009) e Rojo (2004). Por fim, para pensarmos sobre os gêneros textuais, recorremos a Bakhtin (2011), Marcuschi (2008,2010), Rojo (2015) e Antunes (2002, 2009). Sobre o gênero crônica, examinamos os textos de Amaral (2008) e Sá (1985). Ao final, pretendemos apresentar uma proposta pedagógica para o trabalho de leitura e compreensão do gênero crônica para alunos do 9º ano do ensino fundamental, com isso, esperamos contribuir para o desenvolvimento de habilidades leitoras, atuando para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS