PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ADELIA LUCIANA RANGEL BOTELHO DE ARAUJO

DISCENTE: ADELIA LUCIANA RANGEL BOTELHO DE ARAUJO
DATA: 21/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Gênero artigo de opinião. Produção textual. Sequências didáticas. Ensino e aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta dissertação trata de uma investigação, de caráter intervencionista e aplicada, que objetivou instrumentalizar alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa-PB, a fim de contribuir para que se tornem autores competentes e críticos de seus próprios textos, através de uma proposta de ensino de produção do gênero artigo de opinião, pautada pela abordagem das sequências didáticas A implementação desse procedimento levou em conta o contexto de produção e de recepção do referido gênero e enfocou, prioritariamente, suas características linguístico-discursivas, a partir de uma concepção processual da atividade de escrita. Nessa perspectiva, para realizarmos a nossa investigação, recorremos, principalmente, a Bakhtin (1986, 2011) e Marcuschi (2008), no tocante ao entendimento da natureza sociointeracionsita da linguagem e ao conceito de gênero textual/discursivo bem como a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à proposta de sequência didática. Além de nos apropriarmos das contribuições de Antunes (2003,2006, 2009) e Passarelli (2004, 2012), voltadas para uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da escrita no ambiente escolar. A análise realizada teve como base a própria produção textual dos alunos envolvidos na investigação. Nesse sentido, o corpus de análise foi constituído por 10 (dez) artigos de opinião produzidos pelos alunos, em duas versões: na sua primeira versão e na última, totalizando 20 textos. Na análise da produção inicial, detectamos problemas relacionados à estrutura do gênero em estudo, à informatividade e ao padrão culto da língua, os quais foram trabalhados, nos módulos/oficinas, etapa prevista na proposta de sequência didática. Após essa intervenção, seguiu-se a reescrita do texto inicial, cujas dificuldades foram, em grande parte, superadas. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que o procedimento didático-pedagógico que adotamos contribui para desenvolver a competência linguístico-discursiva dos alunos.
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO