PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ALESSANDRA DE CARVALHO BARBOSA

DISCENTE: ALESSANDRA DE CARVALHO BARBOSA
DATA: 21/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A PARÓDIA EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: TRABALHANDO COM O GÊNERO DISCURSIVO MÚSICA
PALAVRAS-CHAVES: Paródia. Música. Leitura. Oralidade. Escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Os gêneros discursivos e o recurso estilístico paródia são fortes aliados nos processos de leitura, de oralidade e de escrita. Os alunos familiarizados com diferentes textos tornam-se, não apenas estudantes melhores, mas aprendem a gostar mais da língua materna, manuseando-a com aptidão no cotidiano. Assim, o presente trabalho consiste em realizar uma proposta de intervenção nas aulas de Língua Portuguesa e analisar os resultados de 3 (três) das 5 (cinco) paródias produzidas a partir do gênero discursivo música, criadas por 20 (vinte) alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Santa Rita-PB, no ano de 2015, buscando uma melhor formação discente no tocante à leitura, à oralidade e à escrita. Ancoramo-nos em Bakhtin (1995 e 2011), que entende o Homem como um ser de linguagem que se constrói e se desenvolve a partir das inúmeras relações sócio-interacionais, além de partirmos das reflexões de Antunes (2003), de Brasil (1995, 1996, 1997, 1998 e 2011), de Cavalcante (2013), de Koch e Elias (2012, 2013), de Lopes-Rossi (2011), dentre outros. Consideramos importante o desenvolvimento desta pesquisa pela influência social que as paródias e as músicas têm, não só no Brasil, mas em todo o mundo, interferindo na cultura e na ideologia do povo, além de serem veículos comunicativos os quais os jovens têm muita proximidade e simpatia. Contaremos com 2 (dois) corpora: o primeiro composto por produções textuais anteriores à proposta de intervenção, buscando perceber dificuldades e desvios existentes; o segundo corresponde à proposta de intervenção, em que aplicamos um questionário diagnóstico, a fim de entender o pensamento dos alunos frente à instituição escola e às aulas de Língua Portuguesa, desenvolvemos aulas dialogadas, utilizando músicas e paródias, e propomos a criação de paródias pelos discentes. Observaremos se os alunos souberam desenvolver a temática abordada e se, através dessa atividade, desenvolveram as habilidades da leitura, da oralidade e da escrita, além de outros itens relevantes presentes no processo ensino-aprendizagem, como a criatividade, a utilização do conhecimento enciclopédico adquirido e as vias culturais. Dentro dessa perspectiva, trabalharemos com as categorias de análise – Analisando o Gênero, Aspectos Textuais e Leitura, Oralidade e Escrita. Concluímos que, quanto aos questionários, os alunos perceberam problemas nas escolas e nas aulas de Língua Portuguesa, que gostariam que fossem dinâmicas e contextualizadas; nas aulas com música e com paródia, que o objetivo de aproximá-los à língua materna foi alcançado; nas produções textuais das paródias, que elas atenderam aos elementos comunicativos necessários e que, ao final, houve desenvolvimento da leitura, da oralidade e da escrita.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO