PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: GLAUCIA MARIA DE SALES

DISCENTE: GLAUCIA MARIA DE SALES
DATA: 21/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: DIDATIZAÇÃO SOCIOCOGNITIVA DO GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero Discursivo. Tirinha. Leitura. Produção Textual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de leitura e produção textual a partir do gênero discursivo tirinha, aplicado em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Santa Rita – Paraíba, e apresentar os resultados obtidos com o projeto. A partir de um diagnóstico realizado com a turma em questão, confirmamos as deficiências na leitura e na produção escrita do gênero tirinha. Ademais, percebemos que as orientações pedagógicas, nos livros didáticos, voltadas para a produção escrita do gênero tirinha ainda são escassas, o que também justificou a elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, objetivando a superação dessas dificuldades. O ensino de Língua Portuguesa a partir de gêneros apresenta um indicador das principais deficiências de leitura e de escrita presentes em sala de aula, além de servir como um guia para nortear o professor em seu agir docente e na elaboração de materiais didáticos voltados para esses percalços. Assim, ancorados pelos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e Fiorin (2006) acerca dos gêneros discursivos, pelas pesquisas de Marcuschi (2008), pelos estudos das estratégias de leitura de Solé (1998), pelas pesquisas sobre o ensino de leitura e produção escrita a partir de gêneros de Koch e Elias (2012, 2013), entre outros, observando as orientações dos PCN (1998) e seguindo o modelo da sequência didática proposta por Lopes-Rossi (2011); o projeto foi dividido em duas etapas: 1ª) projeto de leitura, que foi segmentado em quatro momentos; 2ª) projeto de produção escrita, subdividido em seis momentos. No que se refere aos procedimentos metodológicos que embasaram a análise dos nossos corpora, que são as atividades de leitura e as tirinhas produzidas pelos alunos ao final do projeto, fizemos uma análise comparativa entre a atividade de diagnóstico e as produções escritas após a aplicação da sequência didática, atentando para os aspectos discursivos e composicionais do gênero tirinha. Confirmando a nossa hipótese, a análise dos resultados indica que, após o desenvolvimento do projeto de intervenção, houve avanços significativos na leitura e na produção escrita dos alunos.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO