PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ANA MARIA MARQUES VIEIRA

DISCENTE: ANA MARIA MARQUES VIEIRA
DATA: 24/08/2015
LOCAL: UFPB CAMPUS IV - MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: PRODUÇÕES TEXTUAIS NA EJA: a reescrita como prática de aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Produção Textual. Elementos Coesivos. Reescrita. Letramento. EJA.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Sabe-se que o acesso à modalidade escrita da língua é extremamente importante para a inserção dos indivíduos em sociedades grafocênticas como a Nossa, Entretanto, Percebemos Que Mecanismos Utilizados No Ensino Da Língua Na Atualidade Ainda Exclui O Aluno No Processo De Ensino Aprendizagem. Visando Contribuir Com Reflexões Nessa Campo Este Trabalho Apresenta Os Resultados De Uma Pesquisa Que Teve Como Objetivo Refletir Sobre O Uso De Elementos Coesivos Na Prática Da Produção Textual De Um Grupo De Alunos, Pertencentes A Uma Sala De Aula Da Modalidade Da Educação De Jovens E Adultos EJA. O Estudo Foi Realizado Com Alunos Do Nono Ano, Segundo Ciclo Do Ensino Fundamental, Pertencentes De Uma Escola Da Rede Municipal De Bayeux, Paraíba. Por Meio Desse Processo Investigativo De Natureza Qualitativa, Descritiva E Intervencionista, Promovemos O Avanço Desses Alunos, No Que Diz Respeito À Aquisição De Habilidades Relacionadas À Escrita Como A Reflexão Sobre O Uso De Elementos Coesivos, A Revisão E A Reescrita De Textos. Foi Possível Observar Que A Influência Oral É Um Dos Principais Motivos Que Leva O Aluno A Confundir O Uso Do Sistema Culto Escrito Da Língua . No Caso Específico Desta Pesquisa, A Conjunção Adversativa Mas Foi Grafada Como Advérbio De Intensidade Mais. Nesse Contexto, Este Estudo Justificou-Se Por Compreendermos Que O Público Da EJA Se Comunica E Faz Uso Da Escrita No Seu Cotidiano. São, Portanto Letradas, No Entanto Desacreditados Por Não Dominarem O Sistema Escrito Da Língua Culta, Principalmente No Que Se Refere Aos Usos Dos Elementos Coesivos Na Produção Textual. Considerando Problemas Dessa Natureza, Desenvolvemos Atividades De Escrita, Reflexão E Reescrita, Enfatizando A Importância Do Domínio Do Texto Escrito, Trabalhando As Inadequações Com O Propósito De Proporcionar Aprendizagem Aos Referidos Alunos. A Proposta De Intervenção Desenvolvida Em Sala De Aula, Por Sua Vez, Baseiou-Se Nos Estudos E Propostas Produzidas Por Dolz, Noverraz E Schneuwly Sobre Sequências Didáticas E Nos Estudos De Gasparotto; Menegassi (2012) Sobre A Reescrita Textual. O Trabalho Foi Construído, Tomando Também Como Referencial Estudos Produzidos Por Teóricos Como Antunes (2003), Bagno (2010, 2013),Christiano E Silva (2005), Kleiman (2012), Kleiman E Sepulveda (2012), Koch E Elias (2014). Koch (2013) Marcuschi (2010), Neves (1990, 2004, 2010), Perini (2010), Possenti (1996), Além Dos Pcns E O Livro Didático Adotado Pela Escola. A Proposta Didática Executada Permitiu, Aos Educandos Observados, A Aquisição De Novas Competências Comunicativas. Os Alunos Avançaram Também Na Compreensão Da Ideia De Estarem Mais Exigentes Na Produção De Textos, Não Apenas Quando Estiverem Vivenciando Outros Graus De Escolaridade, Como Também Nas Necessidades Que Emanam Cotidianamente Das Práticas Sociais De Uso Da Escrita.
Externo ao Programa - 6336968 - ELIANE FERRAZ ALVES
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU