PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 21/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: ORALIDADE EM SALA DE AULA PARA ALÉM DOS GÊNEROS INFORMAIS: UM ESTUDO DO DEBATE REGRADO
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade; Debate Regrado; Gêneros Orais Formais
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O presente trabalho mostra os resultados de uma intervenção pedagógica, seguindo proposta de trabalhar com os gêneros orais formais, cuja produção final foi um debate regrado, em uma turma de 9º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello, em João Pessoa (PB), com o tema “Maconha: Manter Proibição ou Descriminalizar?”. Nosso principal objetivo foi investigar de que forma o debate regrado favorece uma prática de ensino e aprendizagem da oralidade na modalidade formal e, com a intervenção em sala de aula, acreditamos ter contribuído para que os estudantes compreendessem e pudessem produzir textos adequados ao gênero em questão, considerando seu estilo, conteúdo temático e estrutura composicional (BAKHTIN, 1997), e ainda tivessem desenvolvidas suas capacidades argumentativas. Partimos do pressuposto de que a oralidade, especialmente em situações formais, é esquecida pela escola, o que compromete a formação de cidadãos capazes de usar, eficientemente, a língua em todos os contextos. Tomamos como base teórica Antunes (2003), Reyzábal (1999), Koch (2011) e Marcuschi (1997, 2007, 2010), que nos subsidiaram no entendimento sobre oralidade, leitura, escrita, gêneros orais e debate regrado. Além de Preti (2004) e Ramos (1997), que contribuíram, sobremaneira, no estudo do registro linguístico e gêneros orais formais e Ribeiro (2009); Fiorin (2015) e Leitão (2011), que nos ajudaram a entender os conceitos de argumentação, contra-argumentação e recursos argumentativos. Realizamos uma sequência pedagógica tendo como parâmetro as ideias de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Comparando a primeira e a última produção textual, realizada na sequência pedagógica, é possível detectar avanços, como a caracterização, pelos alunos, do gênero debate regrado, a partir da articulação de seus três elementos constituintes; e a formulação de pontos de vista linguística, semântica e argumentativamente articulados, com o uso de recursos como a exemplificação, a exposição de fatos e a transitividade. Ao final, apresentamos uma sequência didática sobre o gênero debate regrado, baseada em nossa prática de sala de aula.
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO