PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ALANNA CAVALCANTI DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: ALANNA CAVALCANTI DOS SANTOS SILVA
DATA: 21/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Sequências didáticas. Gênero discursivo. Anúncio publicitário.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) preconizam que o ensino de língua portuguesa adote o texto como unidade básica de ensino e a noção de gênero como objeto de ensino. Além disso, o documento orienta que no ensino fundamental, os discentes se tornem aptos a interpretar e produzir com eficácia os mais diversos gêneros. Todavia, essas recomendações têm sido um desafio para a escola, que muitas vezes não sabe qual caminho percorrer para alcançar tal finalidade. Dessa forma, na busca por contribuir com a formação de produtores proficientes e críticos de textos por meio de atividades de leitura e escrita, desenvolvemos esta dissertação, tendo como fundamentação teórica as contribuições trazidas por: Bakhtin (1997), Cavalcante (2013), Dionisio (2011), Fiorin (2006), Kleiman (2005), Koch e Elias (2013 e 2014), Lopes-Rossi (2011), Marcuschi (2008), PCN (BRASIL, 1998), Rojo (2009), Soares (1998), dentre outros. A partir da escolha do gênero discursivo anúncio publicitário, elaboramos esta pesquisa de natureza aplicada e intervencionista, que se trata de uma pesquisa-ação, ocorrendo a atuação de pesquisadores e participantes envolvidos no problema, que era a dificuldade de produção escrita do gênero. Dessa maneira, o andamento desta pesquisa se deu através da coleta de produções do gênero de alunos de uma escola pública paraibana, a partir de uma aula baseada em um livro didático, a fim de verificar a suficiência do material no ensino do gênero e intervir sobre as dificuldades apresentadas. Elaboramos uma proposta interventiva em forma de sequências didáticas, com base nos módulos didáticos de Lopes- Rossi (2011) e após a execução das sequências, solicitamos mais uma produção do gênero. Assim, o corpus desta pesquisa foi formado pelas produções anteriores e posteriores à aplicação das sequências didáticas. Após a intervenção, analisamos os textos e percebemos o progresso dos alunos quanto ao atendimento às dimensões do gênero, à adequação discursiva, aos aspectos línguistico-textuais e à utilização de recursos persuasivos.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO