PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: CLÉCIA DE VASCONCELOS ARANTES

DISCENTE: CLÉCIA DE VASCONCELOS ARANTES
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O CELULAR COMO DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULMITIDIÁTICOS: DE OBJETO PROIBIDO À CONDIÇÃO DE RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia móvel. Multiletramentos. Nativos digitais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade escolar que teve como objetivo propiciar a formação para a leitura e sobretudo para a produção de textos multimissemióticos, usando o celular como dispositivo didático, tendo em vista este que dispositivo, embora proibido, estava sendo usado em sala de aula de forma indevida especialmente para o acesso às redes sociais, gerando tensões e indisciplina. O público-alvo deste trabalho foi uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Pessoa. O processo de investigação realizou-se em duas etapas. A primeira, de natureza etnográfica, possibilitou-nos compreender as razões pelos quais os alunos fazem uso do celular em sala de aula, bem como o que pensam da proibição e que textos são mais usados em suas interações através das redes sociais. A segunda, uma pesquisa-ação, que se realizou mediante a aplicação de um projeto de multiletramentos, acolhendo e problematizando os saberes linguísticos, bem como, usando as experiências dos alunos no manuseio dos aplicativos do celular como ponto de partida para o desenvolviemento de habilidades de leitura/escrita de textos multimidiáticos. Para tanto nos valemos das contribuições de Lévy (1999), Santaella (2004, 2007, 2009), Diretrizes para a aprendizagem móvel da UNESCO (2014), ROJO (2009, 2012, 2013), dentre outros. Os resultados apontam que é primordial o acolhimento da diverisade de práticas sociais de leitura e de escrita, bem como, aos bens culturais produzidos pela sociedade contemporânea, entre eles o celular como dispositivo híbrido, multifuncional e ao mesmo tempo como canal de interconexão global por onde circula uma infidade de linguagens e culturas, visto que é papel da escola desenvolver no público que a ela acorre, habilidades de leitura e de escrita que o tornam apto a assumir uma postura ética e democrática na sociedade contemporânea.
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO