PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: TERESA CRISTINA ALVES

DISCENTE: TERESA CRISTINA ALVES
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: A EDUCAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS: LEITURA E ESCRITA DE LINGUAGEM MULTISSEMIÓTICA NO HIPERTEXTO BLOG
PALAVRAS-CHAVES: Multiletramentos. Educação. Contextos digitais. Linguagem multimodal.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A vida dos seres humanos atualmente está atrelada às inovações tecnológicas que atraem as pessoas por tornar as atividades cotidianas mais rápidas e mais fáceis. Toda essa dinamicidade, especialmente no modo como a linguagem é produzida, faz do ambiente virtual um local de procura e de acesso constante, especialmente pelos nossos jovens. Nesse contexto, a atuação da escola se torna mais difícil, pelo fato de competir em desvantagem com o universo virtual. Foi diante dessa constatação, que decidimos trabalhar essa questão na escola e, para isso, fomos buscar, nos constructos teóricos de estudiosos como Lévy (2010), Schmidt/Cohen (2013), Moran (2010) e outros, reflexões sobre as mudanças trazidas pelo fenômeno tecnológico e as modificações urgentes que o setor de educação tem que sofrer para acompanhar esse processo evolutivo. Analisamos também, pesquisas que amparam as práticas de letramento na escola e os conceitos de hipertexto e de multiletramentos, visitando estudiosos como Marcuschi (2010); Antunes (2003); Xavier (2010), Rojo (2012), dentre outros. Com base nessas abordagens, realizamos uma pesquisa, utilizando-se de questionários junto aos professores e alunos para delimitar a problemática na escola/campo da pesquisação. A partir do diagnóstico, elaboramos e executamos uma intervenção pedagógica em forma de sequência didática segundo o que sugere Schnewly e Dolz (2004). Na fase de produção inicial dessa sequência, os alunos do nono ano da referida escola, utilizaram seus conhecimentos prévios acerca das tecnologias contemporâneas, para realizar produções em vídeo com linguagem multissemiótica. Produziram, também, uma primeira versão do gênero/suporte eletrônico Blog. Após análise e reflexão sobre essas primeiras produções, na etapa de modularização, receberam apoio pedagógico nos moldes dos multiletramentos para transformar o que já sabiam, em conhecimento e preencher as lacunas de aprendizagem, apreendendo conceitos, conhecendo novas formas de produção de linguagem, refletindo sobre a escrita e realizando comunicações com funções e objetivos específicos. A produção final culminou com a apresentação, para toda a comunidade escolar, do Blog “Portal S. A: conscientizando vidas”, gênero eletrônico que serviu de suporte para divulgar suas produções. A experiência foi avaliada pela escola como muito positiva pelo fato não só de desenvolver nos alunos competências comunicativas, mas por proporcionar o uso inovador das tecnologias contemporâneas como coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem.
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL