PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: DANIELE FERREIRA RIBEIRO

DISCENTE: DANIELE FERREIRA RIBEIRO
DATA: 31/08/2015
LOCAL: UFPB- CCAE CAMPUS IV MAMANGUAPE
TÍTULO: EDUCAÇÃO COM/PARA A MÍDIA TELEVISIVA: uma experiência a partir da produção de telejornais na escola
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Letramentos. Mídias. Mídia-educação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Estudo de natureza qualitativa, com caráter descritivo e intervencionista, também classificado como pesquisa-ação que se fez no âmbito da prática docente. Teve por objetivo o desenvolvimento de um projeto de letramento realizado com um grupo de 24 estudantes do 9º ano de uma escola estadual do município de Campina Grande. Partiu do pressuposto de que os alunos participantes eram imaturos frente à mídia televisiva, por isso, pretendia contribuir para a formação de leitores mais críticos, atuando na perspectiva do uso social da leitura e da escrita. Para tanto, propusemos a discussão e a produção de dois telejornais de perfis distintos, baseados em telejornais locais de maior interesse dos alunos participantes, a saber: “JPB”, veiculado pela TV Paraíba, afiliada da Rede Globo; “A Patrulha da Cidade”, veiculado pela TV Borborema, afiliada do SBT; e “Correio Verdade”, veiculado pela TV Correio, afiliada da Rede Record. O estudo se fundamentou em discussões do campo da mídia-educação e da pedagogia de projetos, mais especificamente de projetos de letramento, considerando a necessidade de abordagem do tema nas escolas e o leque de possibilidades de aproveitamento que propiciam na construção de conhecimentos relacionados à vivência dos estudantes dentro e fora do espaço escolar. Como resultados, é possível fazer os seguintes destaques: 1) os alunos envolvidos demonstraram progressos no olhar para a televisão, questionando os conteúdos por ela apresentados, entendendo as mensagens veiculadas, sob uma perspectiva diferente, pondo em questão a imparcialidade, os objetivos, o público-alvo e a linguagem utilizada pelos programas, atentando para os interesses de cada um; 2) o professor é um profissional indispensável na intermediação do processo de aprendizagem, a partir do uso de mídias; 3) a mídia-educação é uma escolha válida, quando há pretensão de promover situações de aprendizagem baseadas no uso real da leitura e da escrita, ou seja, com e através de projetos de letramento. O trabalho, a partir da mídia-educação, vem ganhando espaço nas salas de aula, mas ainda há muito a ser feito, se o objetivo for dar sentido a aprendizagens para além do ambiente escolar.
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL