PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: RODRIGO DO NASCIMENTO PESSOA

DISCENTE: RODRIGO DO NASCIMENTO PESSOA
DATA: 27/08/2015
LOCAL: UFPB - CCAE
TÍTULO: Os clássicos adaptados como subsídio para o letramento literário no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Adaptações literárias, clássicos, letramento literário.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO: A leitura literária torna-se cada vez mais escassa na escola, o trabalho com os textos considerados clássicos encontra resistência dos estudantes e, até mesmo, entre alguns professores, que adotam uma postura sacralizadora diante das obras canônicas, difundindo a falsa ideia de que a literatura é algo reservado apenas para as mentes mais brilhantes. O presente trabalho discute a utilização das adaptações literárias no ensino fundamental como uma forma de estimular práticas de letramento literário que despertem o interesse pelo texto de ficção. Reconhecemos que a leitura de uma reescritura jamais substituirá a leitura da obra em sua integralidade, porém, acreditamos também que é dever da escola, enquanto principal agência de letramento e espaço privilegiado para abordagem literária, tornar conhecido de seus alunos o maior número de narrativas possíveis, desde as séries iniciais. Ao final da discussão, apresentamos uma proposta de trabalho com um clássico em versão condensada, buscando atestar, na prática, a relevância do trabalho com as reescrituras para o desenvolvimento de novas abordagens da literatura em sala de aula, tornando possível a sua discussão nos diferentes níveis de ensino. O trabalho destina-se, portanto, a todos que se interessam pela problemática da formação de leitores literários na escola e pela utilização das reescrituras como materiais de incentivo à leitura.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 1946995 - CARLOS AUGUSTO DE MELO