PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ANDREA BERNARDES DE LIMA

DISCENTE: ANDREA BERNARDES DE LIMA
DATA: 28/08/2015
LOCAL: UFPB - CCAE
TÍTULO: A importância da Contação de Histórias para o letramento literário na sala de aula: uma proposta de incentivo ao despertar para o prazer da leitura
PALAVRAS-CHAVES: Contação de histórias; Letramento Literário; Ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que objetivou descrever o processo de desenvolvimento da oralidade de alunos no meio escolar, utilizando-se da contação de histórias de tradição oral. Com essa investigação de natureza aplicada e intervencionista, promovemos a instrumentalização dos nossos alunos no sentido de atuarem como transmissores mais competentes de textos tradicionalmente orais, a partir de uma proposta de ensino que considere o contexto situacional do gênero conto de tradição oral e suas características culturais. O termo oralidade refere-se a habilidades adquiridas na língua falada enquanto práticas sociais. Incluída nesse contexto, a escola tem o dever de ensinar habilidades direcionadas a apresentações em público, desenvolvendo modelos de adequação comunicativa em que há um eu e um outro que interagem entre si. A contação de histórias desempenha um papel decisivo para o letramento literário na sala de aula, proporcionando o prazer por contar e ouvir histórias, resgatando, assim, um pouco da tradição da arte dos antigos contadores de histórias nas culturas orais. Acreditamos que diante do gigantesco repertório de histórias, incluindo contos, mitos e lendas, o professor pode, com a autoridade que traz da palavra, transformar as aulas em momentos de prazer. Diante de tais considerações, teoricamente, essa pesquisa fundamenta-se, basicamente, nas considerações de Cascudo (1984), Benjamin (1987) e Arendt (2013). A intervenção realizada em sala de aula, por sua vez, fundamenta-se na proposta de sequência didática apresentada por Dolz e Schneuwly, (2004). O trabalho tem como corpus 09(nove) contações de histórias realizadas por alunos de uma escola pública. Após o processo de intervenção realizado, foi possível perceber que as dificuldades anteriormente detectadas na primeira contação foram devidamente superadas no desenvolvimento da oralidade dos alunos.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1070829 - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA