PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: PATRÍCIA DA SILVA FERREIRA ALMEIDA

DISCENTE: PATRÍCIA DA SILVA FERREIRA ALMEIDA
DATA: 27/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE SUBJETIVIDADES DOS ALUNOS E ALUNAS DA EJA EM NARRATIVAS DOCENTES
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Subjetividades. Práticas discursivas. Narrativas docentes
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A presente pesquisa tem como temática a constituição de subjetividades de discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em práticas discursivas, que perpassam as narrativas de professores(as), que atuam numa escola estadual situada no município de Mamanguape. Indaga-se: De que modo nos discursos docentes se constituem as subjetividades discentes face as singularidades dessa modalidade de ensino? Delineia-se como principal objetivo deste trabalho: analisar em que medida as práticas discursivas que compõem os relatos dos(as) educadores(as) da EJA contribuem ou colaboram para a construção das subjetividades dos(as) educandos(as). Teórico e metodologicamente, a pesquisa se pautará em concepções da análise de discurso francesa (AD), tais como discurso, interdiscurso e memória discursiva, em teorizações foucaultianas acerca das relações de poder e modos de subjetivação. A pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada e adota a concepção de língua como prática social. De natureza qualitativa e interpretativista, adotam-se com procedimentos metodológicos questionários e entrevistas. Ao final da investigação, apresentam-se as ações que compõem a proposta de intervenção e seus possíveis desdobramentos.
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA