PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: EDVALDO JOSÉ DA SILVA

DISCENTE: EDVALDO JOSÉ DA SILVA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: DA LEITURA PARA A ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Produção textual. Gêneros do discurso. Artigo de opinião.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo geral avaliar até que ponto uma proposta de intervenção, baseada na utilização de uma sequência didática com o gênero do discurso artigo de opinião, pode contribuir para o desenvolvimento da competência escrita dos alunos de uma turma de 9º Ano, do Ensino Fundamental. O modelo de sequência didática utilizado na intervenção foi proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e compreendeu as seguintes etapas: apresentação da situação; produção inicial; seis módulos; produção final. Ressaltamos a importância de trabalharmos a leitura e a escrita enquanto atividades indissociáveis, fato que nos levou a produzir um capítulo sobre a noção de leitura, assumindo-a como um processo interacional entre o autor, o texto e o leitor, de modo a subsidiar o trabalho realizado nos módulos de ensino. Sobre a produção textual, defendemos que ela decorre do trabalho de leitura desenvolvido pelo professor, em sala de aula. Como referencial teórico, destacamos as contribuições dos seguintes autores: a) sobre o trabalho com a leitura e a produção textual, Kato (1995), Rojo (2009), Soares (2006), Kleiman (2010), Liberato (2012), Cavalcanti (1992); Kleiman (2012); Koch (1989); Leffa (1996); Lopes (1997); Solé (1998), Tomitch (2008), dentre outros; b) acerca dos estudos dos gêneros: Bakhtin (2003), Marcuschi (2002); c) na abordagem sobre as características do artigo de opinião: Coimbra e Chaves (2012), Rodrigues (2005). rata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com delineamento metodológico de pesquisa-ação, conforme Thiollent (2004). O corpus é constituído por seis produções escritas, sendo três produções iniciais e três produções finais do gênero discursivo artigo de opinião. O artigo de opinião foi abordado neste trabalho considerando-se os elementos que o constituem enquanto gênero do discurso: construção composicional, conteúdo temático e estilo. Os resultados alcançados com esta pesquisa demonstraram que os objetivos visados foram, satisfatoriamente, alcançados, pois houve um notável avanço na qualidade da produção escrita dos alunos-participantes, especificamente em relação à apreensão dos elementos constitutivos do gênero textual artigo de opinião.
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES