PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA DO CARMO MELO AGUIAR NETA

DISCENTE: MARIA DO CARMO MELO AGUIAR NETA
DATA: 28/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A (RE)ESCRITURA DO TEXTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO DA ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero textual. Notícia. Sequência didática
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Estudos sobre a leitura e a escrita, bem como os documentos oficiais que regem a Educação Básica no Brasil, destacam a importância de se trabalhar essas habilidades em sala de aula, com o intuito de garantir aos sujeitos alunos o pleno exercício da cidadania. Desse modo, o papel da escola deve, portanto, ser o de fomentar a produção escrita de seus alunos, ampliando a competência comunicativa desses sujeitos, conforme ressaltam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998). Nessa perspectiva, o trabalho com sequências didáticas, segundo o modelo apresentado por Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004), mostra-se bastante promissor, visto que, por meio dos módulos de ensino, é possível trabalhar, pontualmente, as dificuldades apresentadas pelos alunos por ocasião da produção inicial do gênero em estudo. Diante do exposto, nesta pesquisa, de natureza qualitativa com delineamento de uma pesquisa-ação, tomamos como objetivo avaliar as contribuições da utilização de uma sequência didática, a partir do gênero notícia, no processo de produção escrita de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Santa Rita/PB, região metropolitana de João Pessoa. Com base na concepção de gênero (BAKHTIN, 2011), bem como nas contribuições de outros pesquisadores, tais como: Bezerra (2010), Dolz (2004), Marcuschi (2008, 2010), Noverraz (2004), Schneuwly (2004), voltados para essa temática, a aplicação desse procedimento foi realizada observando-se os aspectos interacionais mobilizados pelos alunos participantes da pesquisa para alcançarem seus objetivos comunicativos. Ademais, buscou-se, com este trabalho, observar os efeitos dessa sequência didática na produção escrita desses sujeitos, a fim de levá-los a desenvolverem capacidades que transcendessem o gênero em estudo e que fossem transferíveis para outros. Vale ressaltar que as tarefas de produção escrita do gênero foram preparadas para um objetivo real de interação e não somente como uma atividade de escrita em âmbito escolar. Os resultados apresentados demonstram que um trabalho de escrita voltado para o cotidiano dos alunos pode ser ampliado a partir de um gênero conhecido, alcançando-se, com isso, o aprimoramento das capacidades discursivas, além de estimular um maior interesse por parte dos sujeitos envolvidos no processo.
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES