PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: Cínthia Maria da Conceição Bezerra Pinheiro

DISCENTE: Cínthia Maria da Conceição Bezerra Pinheiro
DATA: 31/08/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: LETRAMENTOS E PRODUÇÃO TEXTUAL: LEITURA E ESCRITA DE CRÔNICAS EM AMBIENTES MEDIADOS OU NÃO POR COMPUTADORES
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia. Letramento Digital. Ensino da Escrita. Gênero textual. Crônica
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A presente pesquisa busca oportunizar aos estudantes momentos de incentivo e aperfeiçoamento da escrita, bem como de (re)conhecimento das características do gênero crônica, produzindo-o em ambiente mediado ou não por tecnologias digitais. Nosso estudo é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista, no qual o método utilizado é um experimento realizado através de sequências didáticas, divididas em módulos, com alunos do 8º ano (7ª série), do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, localizado em João Pessoa-PB. O propósito deste trabalho é, a partir de uma perspectiva sociodiscursiva e de análises do cotidiano, colaborar para que os alunos sejam, cada vez mais, leitores e escritores competentes e críticos. A intervenção realizada em sala de aula, por sua vez, fundamenta-se na proposta de sequência didática apresentada por Schneuwly & Dolz (2004). Para fins de análises, o presente trabalho tem como corpus 06 (seis) produções textuais, sendo três realizadas por alunos do 8º ano (7ª série) A, os quais tiveram os módulos realizados todos em ambiente não mediado por computadores, e as outras três por alunos do 8º ano B, cujas produções foram desenvolvidas no laboratório de informática da escola. Os referidos textos foram analisados considerando-se os critérios propostos por Santos, Riche e Teixeira (2013) e Antunes (2006) para análise de produções textuais, bem como os critérios de avaliação do gênero crônica, da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Na análise da primeira produção, foi possível identificar diferentes problemas referentes aos aspectos característicos do gênero e de adequação ao padrão culto da língua. Esta análise foi realizada nos dois ambientes supracitados, com o intuito de fundamentar a elaboração dos módulos, qual seja a intervenção didática no processo de escrita dos alunos que, a partir de então, foi sendo desenvolvida. Após o processo de intervenção realizado por meio dos módulos, é possível perceber, na produção final dos 06 (seis) textos investigados, que as dificuldades anteriormente detectadas na primeira produção foram, em sua maioria, superadas, e que o ambiente onde os textos foram produzidos (com e sem a mediação de computadores) não interferiu significativamente para o êxito das produções, porém o ambiente com mediação das tecnologias foi fator motivante para boa parte dos alunos participantes. Para esta pesquisa foram fundamentais os estudos de Schneuwly e Dolz (2004), acerca de sequências didáticas, e, no tocante às análises do gênero textual, foram preponderantes os estudos de Miller (2012), Bazerman (2011), Santos, Riche e Teixeira (2013), e Marcuschi (2008), entre outros. Marcuschi e Xavier (2010), Gabriel (2013), Lévy (1993), Moran (2012), Rojo e Moura (2013), Shepherd e Saliés (2013) foram primordiais nas reflexões acerca de educação e tecnologias.
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA DE SOUZA AQUINO