PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: Ana Paula Bastos Borges

DISCENTE: Ana Paula Bastos Borges
DATA: 21/10/2015
LOCAL: UFPB-CCAE CAMPUS IV
TÍTULO: O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA SALA DE AULA: DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À PROGRESSÃO DAS HABILIDADES LEITORAS
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades de Leitura. Estratégias Leitoras. Ensino Fundamental. Avaliando IDEPB. Prova Brasil.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Neste trabalho, voltamos nosso olhar para o ensino da leitura na sala de aula, especificamente para a série final do Ensino Fundamental, uma vez que, no 9º ano, os alunos têm suas habilidades e competências leitoras avaliadas por instrumentos nacionais, como a Prova Brasil, e estaduais, como o “Avaliando o Índice de Desempenho Educacional da Paraíba (IDEPB)”. Tais instrumentos têm diagnosticado um leitor com significativa deficiência nas competências e habilidades leitoras, além dessa mesma constatação, no cotidiano de nossa prática docente, e isso nos leva a entender que é imprescindível que a escola invista, sistematicamente, num processo pedagógico que não apenas incentive o gosto pela leitura, mas também leve o aluno a compreender o que lê e, assim, a atribuir sentidos ao texto. Com esta pesquisa, objetivamos possibilitar um melhor desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir do trabalho com as estratégias metacognitivas de leitura. Para tanto, temos, como aporte teórico, os estudos desenvolvidos por Kleiman (2011, 2013), Solé (1998), Leffa (1996), Antunes (2009), Guedes (2006), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de 9° ano da rede pública de ensino, composta por 32 (trinta e dois) alunos, porém, só consideramos para esta pesquisa 18 (dezoito) alunos, tendo em vista que esses estiveram presentes em todas as etapas da Intervenção Pedagógica. Inicialmente, aplicamos uma avaliação de Sondagem Inicial, com questões que demandavam o domínio das habilidades que compõem o Tópico I da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Avaliando IDEPB para o 9º ano. A partir do resultado, verificamos que dois, dentre os seis descritores, apresentaram-se como sendo os de maior dificuldade de compreensão por parte dos alunos, de maneira que foi elaborada uma proposta pedagógica, voltada para o ensino das estratégias metacognitivas da leitura que visava contribuir para o melhor desenvolvimento das competências e habilidades leitoras desses sujeitos. Consideramos positivos os resultados obtidos, tendo em vista que os dados indicam um avanço significativo do desenvolvimento leitor dos discentes, no que tange aos descritores analisados. Sendo assim, acreditamos na contribuição deste trabalho, tanto para os alunos envolvidos neste processo quanto para os docentes que atuam em sala de aula, na medida em que ele pode auxiliar e apontar um possível caminho para o trabalho com as estratégias de leitura e, consequentemente, o desenvolvimento das habilidades leitoras dos sujeitos envolvidos no processo.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 6337035 - MARIA ESTER VIEIRA DE SOUSA