PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: GEYSA PAULA CASTOR DA SILVA

DISCENTE: GEYSA PAULA CASTOR DA SILVA
DATA: 15/12/2015
LOCAL: UFPB-CCAE CAMPUS IV
TÍTULO: LEITURA E ESCRITA NO FINAL DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA INTERFACE COM A PROPOSTA DE LETRAMENTO DO PNAIC
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Letramento. PNAIC. Leitura e Escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o desenvolvimento de alunos do ciclo final da alfabetização nas áreas de leitura e escrita, mediante a aplicação de uma proposta didática orientada pelo material do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2012). A pesquisa foi desenvolvida a partir da nossa própria experiência docente em uma sala de aula de escola pública municipal situada em Bayeux–PB, com alunos na faixa etária entre oito e onze anos, no intuito de avaliar os benefícios da proposta do letramento para a alfabetização desses alunos. De natureza investigativa e quantiqualitativa, caráter descritivo e intervencionista, nossa pesquisa está fundamentada teoricamente em Soares e Soares (2010, 2011), Tfouni (2010), Kleiman (2008), Solé (2009), Leffa (1996), Chartier (2007), dentre outros, e foi desenvolvida em três etapas: 1ª) verificação dos quantitativos da turma em relação às habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir da ficha de acompanhamento bimestral do 3º bimestre; 2ª) aplicação da proposta didática contendo atividades sequenciais para aprimorar os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e à escrita; 3ª) análise do desempenho dos alunos, sobretudo no que tange à escrita, ao final da aplicação da proposta de intervenção e nova verificação dos quantitativos da turma registrados na ficha de acompanhamento do 4º bimestre. O material obtido durante a aplicação da proposta didática, bem como as fichas de acompanhamento bimestral do PNAIC, constituem o corpus deste trabalho. A partir da verificação dos registros da ficha de avaliação do PNAIC relativa ao 3º bimestre, identificamos que grande parcela da turma ainda enfrentava dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, e, com base na perspectiva do letramento proposta pelo próprio Pacto, estruturamos um material composto por diversas atividades integradas ao conhecimento de mundo dos alunos e de caráter lúdico para trabalharmos essas dificuldades. Após o desenvolvimento da proposta de intervenção, verificamos por meio da análise do próprio material e em seguida da ficha de acompanhamento bimestral do 4º bimestre, que alguns alunos avançaram em relação às habilidades de leitura e escrita trabalhadas. Os resultados alcançados evidenciam a importância da perspectiva do letramento na alfabetização apresentada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Externo ao Programa - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA