PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDENIA CESARINA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDENIA CESARINA DE BRITO
DATA: 15/12/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NA EJA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL PARA OS CICLOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: A Educação de Jovens e Adultos. Competência leitora. Matriz de Referência da Prova Brasil
PÁGINAS: null
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) contempla o segmento da população que por motivos diversos não teve acesso à escola na modalidade regular e/ou na idade adequada. Por isso a importância de se otimizar o tempo para a EJA, além de lhe possibilitar competências e habilidades adequadas para usufruir plenamente de sua cidadania numa sociedade eminentemente letrada, como bem pressupõem os documentos oficiais que regem a Educação no Brasil. Partindo desse princípio, evidenciaremos a prática da leitura como uma estratégia necessária e imprescindível para o sucesso dos alunos dessa modalidade de ensino. Para este fim, partiremos de um diagnóstico a partir do qual identificaremos as possíveis fragilidades leitoras dos alunos envolvidos na pesquisa para então iniciarmos nossas atividades interventivas objetivando resolucionar tais fragilidades e melhor letrá-los em relação a tais competências. O objetivo principal é verificar e ampliar as competências leitoras dos discentes da EJA, do ciclo IV de uma Escola Municipal de João Pessoa-PB, a partir dos tópicos e descritores pressupostos na Matriz de Referência da Prova Brasil para os ciclos finais do Ensino Fundamental. Para alcançarmos este objetivo elencamos como objetivos específicos, desenvolver atividades interventivas que visem suprir as possíveis dificuldades e inabilidades observadas no diagnóstico, além de verificar os possíveis avanços obtidos pelos discentes após as atividades interventivas desenvolvidas, comparar os resultados iniciais e finais obtidos pelos alunos envolvidos na pesquisa- ação. Dessa forma, a pesquisa ora proposta pode ser caracterizada como um estudo descritivo e exploratório, segundo os objetivos, elaborados a partir de materiais publicados sobre a temática em estudo, bem como, conforme o seu caráter flexível, propositivo e interventivo, é também caracterizada como uma pesquisa-ação.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA