PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: EDENIA CESARINA DE BRITO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDENIA CESARINA DE BRITO
DATA: 15/12/2015
HORA: 14:00
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NA EJA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL PARA OS CICLOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: A Educação de Jovens e Adultos. Competência leitora. Matriz de
Referência da Prova Brasil
PÁGINAS: null
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) contempla o segmento da população que por
motivos diversos não teve acesso à escola na modalidade regular e/ou na idade
adequada. Por isso a importância de se otimizar o tempo para a EJA, além de lhe
possibilitar competências e habilidades adequadas para usufruir plenamente de sua
cidadania numa sociedade eminentemente letrada, como bem pressupõem os
documentos oficiais que regem a Educação no Brasil. Partindo desse princípio,
evidenciaremos a prática da leitura como uma estratégia necessária e imprescindível
para o sucesso dos alunos dessa modalidade de ensino. Para este fim, partiremos de um
diagnóstico a partir do qual identificaremos as possíveis fragilidades leitoras dos alunos
envolvidos na pesquisa para então iniciarmos nossas atividades interventivas
objetivando resolucionar tais fragilidades e melhor letrá-los em relação a tais
competências. O objetivo principal é verificar e ampliar as competências leitoras dos
discentes da EJA, do ciclo IV de uma Escola Municipal de João Pessoa-PB, a partir dos
tópicos e descritores pressupostos na Matriz de Referência da Prova Brasil para os
ciclos finais do Ensino Fundamental. Para alcançarmos este objetivo elencamos como
objetivos específicos, desenvolver atividades interventivas que visem suprir as possíveis
dificuldades e inabilidades observadas no diagnóstico, além de verificar os possíveis
avanços obtidos pelos discentes após as atividades interventivas desenvolvidas,
comparar os resultados iniciais e finais obtidos pelos alunos envolvidos na pesquisa-
ação. Dessa forma, a pesquisa ora proposta pode ser caracterizada como um estudo
descritivo e exploratório, segundo os objetivos, elaborados a partir de materiais
publicados sobre a temática em estudo, bem como, conforme o seu caráter flexível,
propositivo e interventivo, é também caracterizada como uma pesquisa-ação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU