PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: GRACILENE BARROS DA SILVA

DISCENTE: GRACILENE BARROS DA SILVA
DATA: 17/12/2015
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência (ou experiência) de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Gênero Debate. Sequência Didática. Interacionismo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta dissertação trata-se de um trabalho de investigação de natureza qualitativa e aplicada, de caráter descritivo e intervencionista, que objetivou descrever e analisar o processo de produção oral do gênero debate de opinião de fundo controverso mediado pelas sequências didáticas, com o foco nas características sociodiscursivas do referido gênero. A pesquisa foi realizada em uma turma do 8º ano (ensino fundamental), com 41 alunos, entre 11 e 17 anos, inseridos em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Santa Rita- PB. Especificamente, trata-se de uma pesquisa realizada em sala de aula sobre o Ensino do Gênero Debate Mediado Pelas Sequências Didáticas em uma perspectiva Sociointeracionista, com base nos estudos de Bakhtin (2011[1979]), no que se refere aos gêneros discursivos, e nos estudos de Dolz et al. (2013a), com a concepção do gênero como instrumento de ensino-aprendizagem para uso nas práticas sociais de linguagem. Nessa perspectiva, abordamos o ensino do gênero adotando o procedimento das sequências didáticas, a partir das perspectivas de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2013c), que propõem trabalhar em módulos os gêneros textuais, tanto orais como escritos, com foco nos avanços e dificuldades apresentadas pelos alunos ao usarem o referido gênero. Assim, possibilitando aos alunos um ensino que ultrapasse o uso da oralidade de forma generalizada. No que se refere especificamente ao ensino do debate, contamos com as contribuições de Dolz, Schneuwly e Pietro (2013b).Nesse sentido, a análise realizada teve como corpus as duas produções orais realizadas pelos alunos envolvidos na investigação, uma realizada antes da intervenção por meio dos módulos, e outra após a intervenção. Na análise da produção inicial, detectamos problemas relacionados à estrutura do gênero, à informatividade e à adequação da linguagem ao estilo do gênero em estudo, os quais foram trabalhados, por meio de módulos, conforme propõe o procedimento da sequência didática. Após essa intervenção, foi realizada a produção final do debate, a qual nos permitiu verificar se os problemas detectados na primeira produção foram minimizados. Assim, pudemos averiguar que a maior parte das dificuldades apresentadas pelos alunos na produção inicial foi minimizada, na produção final do referido gênero. Nesse sentido, confirmando os estudos de Dolz et al. (2013b), o gênero debate trabalhado em sala de aula por meio das sequências didáticas proporcionou o desenvolvimento de várias habilidades sociodiscursivas importantes para a interação eficaz no gênero trabalhado.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES