PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: HELENA TAVARES VIANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELENA TAVARES VIANA DA SILVA
DATA: 23/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Campus IV Mamanguape
TÍTULO: OS CONECTORES EM FUNÇÃO DA ESCRITA: CONECTANDO MEMÓRIAS
PALAVRAS-CHAVES: produção escrita; conectores; memórias; comércio de Mangabeira.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos para escrever é a conexão entre as frases do texto, pois muitas vezes compõem um aglomerado de ideias. Sendo assim, faz-se necessária uma prática de ensino de língua cujo foco esteja nos conectores que exercem a função de conexão no texto. Para isso, esta pesquisa propõe uma sugestão de ensino dos conectores como recursos capazes de estabelecer relações semântico-discursivas entre termos, orações e períodos linguísticos, a partir, sobretudo, de Antunes (2005) e Koch (2018). A fim de ter um gênero como foco dessa perspectiva de ensino de língua, toma-se por base a teoria de Bakhtin (1997), segundo a qual o uso da língua se dá por meio de enunciados, isto é, os gêneros do discurso, dentre os quais houve a escolha pelo gênero relato de memórias. Assim, foram escritas, pelos alunos do 8º ano de uma escola municipal de João Pessoa, memórias relatadas por moradores do bairro de Mangabeira, no qual se situa a referida escola. A temática principal desses relatos é o comércio desse bairro, que está atrelado à sua história. Foi definido como objetivo geral: favorecer aos alunos escreverem textos coesos, sobretudo estabelecendo relações semântico-discursivas entre orações, períodos e parágrafos, sendo estes os objetivos específicos: 1. Situar o estudo do texto na Linguística Textual; 2. Apresentar a importância da coesão para a produção escrita, sobretudo quanto aos conectores que estabelecem relações semântico-discursivas entre orações, períodos e parágrafos; 3. Registrar memórias do comércio de Mangabeira por meio de relatos de memórias escritos por alunos, baseando-se em entrevistas feitas com moradores do bairro; 4. Desenvolver um caderno pedagógico contemplando, uma proposta metodológica que contribua com o ensino dos conectores que estabelecem relações semântico-discursivas na produção textual de relatos de memórias. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, amparada em Esteban (2010), cuja forma de trabalho de campo foi a pesquisa-ação intervencionista, a respeito da qual Paiva (2019) apresenta algumas teorias. Com o intuito de realizar um estudo da literatura existente acerca do assunto abordado, foi usado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica, com leitura em Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004), imprescindível para, em seguida, proceder à geração de dados, feita a partir de uma sequência didática, fundamentada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Uma vez gerados os dados, estes foram descritos por meio da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Por fim, foi elaborado um caderno pedagógico, como produto final da pesquisa, com o fito de oferecer aos discentes de língua portuguesa de Ensino Fundamental uma proposta de ensino dos conectores como recursos que estabelecem relações semântico-discursivas nos relatos de memórias.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - CELSO FERRAREZI JUNIOR